“Que a saúde se difunda sobre a terra ( Eclo 38,8)” – Campanha da Fraternidade 2012

Há 48 anos a CNBB preocupa-se em refletir com seus fiéis problemas de cunho social, onde o maior objetivo é conscientizar a sociedade como um todo sobre as questões apresentadas. Este ano, sem dúvidas não poderia ser diferente, a proposta tem como tema: Fraternidade e Saúde Publica e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
A pedagogia instalada da Campanha da Fraternidade tem como base o ver, julgar e agir.
Ver: observação da realidade local para compreender sua relação com o tema.
Julgar: embasamentos bíblicos sobre o tema.
Agir: ações práticas que preocupam-se em contribuir com atividades no local.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).
Além do objetivo geral a Campanha da Fraternidade para 2012 apresenta seis objetivos específicos. Estes são: “a) Disseminar o conceito de bem vier e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade; e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; e f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).
A abertura da CF ocorre em todo o Brasil na Quarta- Feira de cinzas, dia em que a Igreja pede ao seu fiel que faça o jejum e abstinência de carne e sua finalização ocorre no Domingo de Ramos, através de uma Coleta em dinheiro que é enviada para a Cáritas Brasileira (é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural).o órgão que é responsável em enviar a verba para os locais no Brasil que mais necessitam. Mas nada impede que a ação apresentada pela campanha durante o período quaresmal seja desenvolvida ao longo do ano em seu local.

E você JUFEM BRASIL? O que pode fazer em seu local para contribuir para a CF 2012? Não fique apenas no ver e julgar, mas vamos agir em prol da Saúde Pública de nosso país.

Hino da Campanha:

Conheça a oração da CF deste ano:

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.


Por: Mayra Montoya Mariano – Jufem Atibaia

Fontes:
http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2012/campanhadafraternidade2012_materiais.asp
http://caritas.org.br/novo/sobre/

4 Comentários em "“Que a saúde se difunda sobre a terra ( Eclo 38,8)” – Campanha da Fraternidade 2012"

  1. ameiu o hino mesm0o parabrna a campanha da fraternidade

  2. Mt bom, estou fazendo um trabalho e peguei um trechinho!Realmente espetacular!Parabéns

  3. estou fasendo um trabalho para minha prof de ensino religioso e estou adorando conhecer mais sobre a campanha da fraternidade desse ano

  4. stenio cavalcanti alaor | 17 de junho de 2012 at 2:10 | Responder

    porque esta musica n/toca na radio catedral/rj

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*