19º dia: A manjedoura

Chegando ao 19º dia da preparação para o Santo Natal, voltaremos nossos olhos para Belém e tudo o que nela aconteceu. Maria e José bateram em muitas portas para se hospedarem, mas nenhuma os acolheu. Porém, como já vimos, a Gruta de Belém foi o lugar aonde a Sagrada Família se abrigou. E nesta gruta o menino Jesus nasceu e foi colocado numa manjedoura!

E por que Jesus nasceu numa simples manjedoura?

– Ele foi colocado numa manjedoura para demonstrar o tamanho da Sua pobreza.

O Apostolo Paulo na sua carta enfatiza:

“pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Cor 8,9).

Pobre desde o nascimento, pobre Ele ficou toda a sua vida. Ele mesmo afirma “não tinha onde reclinar a cabeça e na despedida dos apóstolos usou a casa de um amigo instituindo a Eucaristia. Toda a sua vida foi vivida como um sem-teto. E a manjedoura foi o sinal evidente e forte na apresentação do Projeto de Seu Pai

– Ele foi colocado na manjedoura para tornar-Se acessível à todos.

Pobre, pequeno nascido em um estábulo, não representava nenhuma barreira para a aproximação. Ninguém teria receio de chegar a um estábulo. Ele estaria facilmente ao alcance tanto de pobres como de ricos.

– Ele foi colocado numa manjedoura para identificar-Se com o sofrimento e a miséria humana.

Jesus o Filho do Homem, deixa a casa de seu Pai e desce ao nosso nível. Se identifica com a sorte humana na sua condição mais baixa, a morte de cruz. Desceu até nós a fim de restaurar o que o primeiro homem perdera no Paraíso pelo pecado e a rejeição de Deus.É dessa forma que o Homem das Dores Se identifica com o sofrimento humano e reergue a humanidade até a condição de filhos de Deus.

Assim quero também dar um lugar em minha casa para acolher o menino Jesus, preparando um lugar especial e compartilhando com uma foto para o Facebook da Jufem Brasil.

 

Fonte: “Porque Maria colocou seu filho em uma manjedoura” (http://www.abiblia.org/ver.php?id=2786)

19

Seja o primeiro a comentar em "19º dia: A manjedoura"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*