800 jovens se reúnem em DNJ de Barbosa Ferraz

“Juventude e Protagonismo Feminino! Jovens mulheres tecendo relações de vida”. Este foi o tema e o lema do DNJ 2011 que aconteceu em Barbosa Ferraz, no dia 30 de outubro. Muita correria, luta, esforço, amizade, oração, companheirismo, esperança e união marcaram a comemoração da data.

Houve muito empenho e amor entre os grupos de jovens de Barbosa Ferraz, representados por JUMAS, JUFEM E PJ. As duas paróquias da cidade, Santuário Santa Rita de Cássia e Paróquia Nossa Senhora das Graças, também apoiaram o evento.

Juventude Apostólica de Schoenstatt

Juventude Apostólica de Schoenstatt

Apesar dos obstáculos, como uma chuva que destruiu toda a ornamentação, os resultados foram gratificantes.

A diversidade de bandeiras, pastorais, movimentos, rostos, jeitos e a beleza do ambiente traduziram o desejo de todos os participantes do encontro: a juventude quer viver, quer protagonizar, quer ser sentinela do amanhã e do hoje. A juventude ousa sonhar por um novo mundo… A civilização do amor mais uma vez se concretizou no dia 30 de outubro.

Para o Movimento de Schoenstatt e os integrantes da Pastoral da Juventude, os preparativos começaram dias antes. Na semana em que antecedia o DNJ, nós preparávamos os enfeites, com a confecção de cartazes, folhetos, desenhos, bexigas. Queríamos expressar o tema do ano: JUVENTUDE E O PROTAGONISMO FEMININO, ou seja, mostrar em desenhos o “rosto da mulher atual”.

Durante todo o dia 29, tivemos a colaboração de jovens engajados na Igreja para os preparativos. Não vamos nos esquecer do JUMAS, com sua força masculina em subir em escadas e carregar pesos. E também a JUFEM e a PJ nos preparativos do cenário. Certamente foi uma grande forma de união entre os grupos.

O tão esperado dia 30 de outubro chegou e a juventude barbosense se reuniu nas igrejas Nossa Senhora das Graças e Santa Rita de Cássia. Em cada local foram enviados grupos para as entradas da cidade, fazendo a acolhida e orientando os ônibus que viriam para festa.

Assim que os ônibus foram chegando, os jovens foram recebidos com um café da manhã e se dirigiram ao santuário, onde iria ser celebrada a Santa Missa, pelos padres Donizete (Barbosa Ferraz) e Edberto (Corumbataí do Sul – Coordenador da Juventude na diocese de Campo Mourão). Tivemos um grupo de cantores, também da diocese de Campo Mourão, que fizeram a animação de toda a missa, palestras e apresentações.

Após o almoço, foi realizada uma caminhada em direção ao Colégio Estadual Luzia Garcia Villar, onde a cidade pôde ver de perto o rosto da juventude passando pelas ruas. Esse momento certamente ficará na lembrança de cada um por toda a vida, pois a grande quantidade de jovens que estava participando deixou um marco para as próximas gerações….


No colégio, a banda 7 Sadoque fez o show em comemoração ao DNJ. Os membros do grupo são pessoas que verdadeiramente vestem a “camisa” do verdadeiro jovem do século XXI.

E por fim, os jovens, juntamente com o Padre Roberto (Barbosa Ferraz), prepararam o ambiente para que todos se colocassem em momento de oração e respeito, para que o Santíssimo Sacramento abençoasse a todos. E foi assim que se encerrou o DNJ, após a benção com aquela sensação de “já acabou?”. Ouvíamos alguns dizendo: “já temos que ir embora?”. Assim, o objetivo de fazer um dia pela unidade da juventude tinha sido alcançado e, sem dúvidas, foi pelas mãos de Maria Santíssima e Seu Filho Jesus Cristo.

Por: Ruth e Gracien

“Nem tudo é como você quer, nem tudo pode ser perfeito, mas pode ser fácil se você ver o mundo de outro jeito.”

Seja o primeiro a comentar em "800 jovens se reúnem em DNJ de Barbosa Ferraz"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*