9° Tenda Jovem foi realizada no Santuário de Schoenstatt de Santo Ângelo

Nos dias 17 e 18 de novembro aconteceu a 9° Tenda Jovem com o lema “Filha amada, assume a missão para este tempo”, organizado pelas integrantes da Juventude Feminina de Schoenstatt de Santo Ângelo. Nesse retiro é vivenciado um profundo encontro com Jesus e Maria.

No sábado de manhã a recepção das jovens foi com músicas e após realizaram oração inicial junto ao Santuário. Ainda, houve palestras ministradas pela assessora da Jufem de Santo Ângelo, a Irmã Jéssica Maria e por integrantes da Jufem da cidade. Entre os assuntos abordados nesse dia estão oporquê de fazer retiro e sobre a importância de estar em sintonia, parar e refletir sobre esses momentos e sobre a missão de cada uma perante a sociedade. Além disso, teve uma palestra para conhecermais sobre a vida de Maria.

Pela tarde, foi realizada uma peregrinação pela Ermida, monumento dos heróis, Santuário e Memorial Padre Kentenich para entender o significado desses lugares que nos remetem a santidade. À noite, pudemos vivenciar outros profundos momentos de vivência com a Mãe de Deus no Santuário.

No domingo tivemos debates sobre temas da atualidade os quais a Juventude deve saber para com base na Santa Igreja a responder ao mundo estes questionamentos. Pela tarde, ocorreu um diálogo sobre os valores da Santa Missa. Depois, houve um momento de reflexão com o integrante do Terço dos homens e da Liga de família, João Dias, que debateu sobre o valor da família.

Além disso, houve um encontro muito especial com a sempre Jufem, Maria Goretti, que participou do primeiro grupo de Jufem em Santo Ângelo e estava no Santuário nesse dia e contou sua experiência de participar do grupo em meados dos anos 60. O convite foi feito para ela por um dos grandes missionários de Schoenstatt de Santo Ângelo, o Benedicto João Felix, (in memoriam). Segundo Sra. Goretti, no início as reuniões aconteciam no colégio Marista Santo Ângelo, com a presença do Irmão Marista que posteriormente se tornou padre, Ottomar Schneider, pois não havia santuário ainda aqui na cidade. Uma das atividades do grupo era rezar o terço nas famílias, faziam também viagens ao Santuário Tabor em Santa Maria. Ela teve a graça de conhecer o servo de Deus – João Luiz Pozzobon o qual lembrou com muito carinho, ele que hoje está em processo de canonização. Ao fim, relata as influências que teve:“Minha família sempre foi muito religiosa. Tive grande influência de um irmão que se tornou padre e uma irmã religiosa”.

As 19h foi realizada o encerramento da Tenda com a participação na Santa Missa da Renovação da Aliança de Amor com Maria, a qual foi animada e preparada pela Juventude Feminina e Masculina Schoenstatt e, presidida pelo Padre Rosalvo Frey.

Aqui estão alguns depoimentos de algumas jovens que participaram da 9° Tenda Jovem.

Andressa Jacobi:“Essa foi minha quarta tenda, em cada uma é uma experiência nova e encantadora. A tenda jovem nos faz repensar toda a nossa vida, saímos de lá mais atentas aos sinais de Deus no nosso dia a dia e ela molda nossos corações ao coração da Mãe de Deus. Eu como veterana, fico encantada de ver o jeito único que Maria tem de tocar cada menina e com certeza é uma experiência que eu gostaria que todas as jovens tivessem.”

Kauana Monyse Friederich: “Para mim foi um encontro maravilhoso, nunca tinha sentido tão forte a presença de Maria, Deus preencheu o vazia do meu coração e ainda me apresentou a pessoas muito legais e queridas, ainda não tinha tido uma experiência diferente como esta.

 Lilliane Riewe: “A tenda foi muito produtiva, foi um marco especial para minha vida, algo que eu irei levar pra sempre. Vou levar os aprendizados para o dia dia, eu pude me reencontrar  de verdade dentro de mim.”

Mariana Borchartt da Silva: “Participei da 9ª tenda jovem no final de semana dos dias 17 e 18 de novembro… Foi uma experiência muito boa, eu amei fazer parte, gostei de cada detalhe, tu se sente bem com todo mundo e por algumas horas tu esquece de todos os problemas e se sente mais perto de Deus… Já não quero mais sair desse grupo da Jufem.

Taiane Borges Zancan:A experiência dessa tenda foi marcante. Diante do pequeno número de retirantes pude perceber claramente que nossa Mãe escolhe com delicadeza cada menina que ali estará. Pude perceber, principalmente, o grande proveito da tenda até mesmo para as meninas que estavam organizando, como se fosse algo completamente novo, permitindo a renovação de nossa alma e a fortaleza dos vínculos, entre nós como Jufem, e de cada uma com a Mãe de Deus. Foi minha última tenda, já que vou me casar no dia 8 de dezembro desse ano, mas não saí de lá triste. Voltei pra casa imensamente feliz, já que ao longo desses anos pude acompanhar o crescimento na fé e nas virtudes de cada uma das meninas que fazem parte dessa nossa pequena família, e com a certeza que a nossa Jufem Santo Ângelo estáem boas mãos. Sei que o Espírito Santo guia e a Santíssima Virgem cuida de suas pequenas filhas, para que levem a experiência do Tabor como resposta para os anseios do mundo. Voltei pra casa com o lema ressoando em meu coração: “filha amada, assume a missão para este tempo”.

Texto: Luciane Volpatto Rodrigues

Fotos: Jufem Santo Ângelo

Seja o primeiro a comentar em "9° Tenda Jovem foi realizada no Santuário de Schoenstatt de Santo Ângelo"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*