Administração de Empresas – Mundo Profissional

A mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus!” Pe. José Kentenich.

Falar do mundo profissional, ou seja, da carreira escolhida para a vida é algo prazeroso, dá alegria em dividir um pouco do conhecimento do ambiente de trabalho principalmente com aqueles que estão no processo de escolha de uma profissão.

Meu nome é Alessandra, sou formada em Administração de Empresas pela USF – Universidade São Francisco e pós-graduada em Gestão de Finanças e Controladoria pela Faculdade Padre Anchieta, entre outros trabalhos atuei diretamente em empresas como Analista de Custos e Controladoria. Dentro do Movimento de Schoenstatt sou da Juventude Feminina da cidade de Louveira/SP.

Geralmente quando se fala do “Mundo dos Negócios”, se trata sobre a administração de uma organização como um todo. Do contrário como muitos dizem, para se trabalhar no famoso “escritório”, é necessário antes de qualquer coisa e como toda profissão exige, gostar daquilo que faz. Passar o dia inteiro em um escritório e gerir uma fábrica não é fácil, é tarefa de uma equipe que tem o desafio de produzir o planejado, atingir as metas e superar o esperado, conquistando o auge da profissão.

O Administrador de Empresas busca desenvolver e aplicar planejamentos que visem o crescimento de uma empresa, liderar sua equipe para atingir os objetivos pré-estabelecidos e saber decidir e solucionar problemas, podendo atuar nas áreas administrativas em geral. Em resumo suas funções são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

[quote]Hoje, para as organizações de sucesso, o desafio do administrador é elevar o crescimento de uma empresa de maneira sustentável, visando a responsabilidade social, produzir sem agredir o meio em que vive e preservando-o para as próximas gerações.[/quote]

Trabalhar diretamente na minha área de finanças é uma grande responsabilidade, já que a informação de lucro e prejuízo é gerada nesse departamento e partir daí é tomada as mais importantes decisões do futuro de uma empresa. O desenvolvimento do trabalho de forma ética é imprescindível assim como diz o juramento da profissão: Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria“.

No “mundo dos negócios” é fácil encontrar pessoas que para alcançarem seus objetivos não se importam com sua dignidade, perdendo seus valores e princípios morais. Schoenstatt também em nossa profissão, nos ajuda a sermos fiéis ao nosso ideal, a confiar em Deus e na MTA, a saber dizer sim e não e a renunciar a tudo que não nos dignificam, que não nos elevam para o alto.

Como Schoenstattiana, além de levar os ensinamentos do Pai Fundador para o ambiente de trabalho, pois ele também foi um grande administrador do Movimento de Schoenstatt, atualmente faço parte da equipe responsável pelo projeto Matercard de arrecadação de fundos para o evento do Centenário da Aliança no Brasil e na Alemanha.

Oração do Administrador
“Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas.” (Adm. Rui Ribeiro de Araújo CRA/DF nº 2285)

 

1 Comentário em "Administração de Empresas – Mundo Profissional"

  1. Estou fazendo faculdade de administração e com certeza trabalhar no mundo dos negocios nao é facil…ser administrador é uma tarefa dificil mas gratificante…que Deus nos ajude a administrarmos alem dos negocios, a nossa vida como crista!!!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*