Regional Sudeste/Paraná

As Apóstolas Luzentes de Maria fazem parte do Ramo da Juventude Feminina de Schoenstatt. Sua fundação aconteceu em 06/08/1927. São crianças, normalmente, de 4 a 14 anos. Após atingirem a adolescência fazem a passagem para a Juventude Feminina.

Todo o trabalho é acompanhado pelas dirigentes, de forma geral meninas da própria Juventude Feminina, e pelas assessoras.

A formação das Apóstolas se constitui basicamente em aprofundar as verdades fundamentais da fé, de acordo com a idade e compreensão e também no conhecimento e prática da espiritualidade de Schoenstatt, com símbolos, propósitos, ideais e conquistas.

Dentre as conquistas das Apóstolas estão a camiseta, o lencinho (que representa o manto de Maria), a medalha com o símbolo delas (sinal da Consagração a Maria), a bandeira e o Santuário Lar.

Possuem o ideal de ser “Luz no Mundo”, assim como a Mãe de Deus. Para tornar o ideal algo prático 3 pontos fundamentais são trabalhados com elas:

* Participar a missa todos os domingos

* Rezar, ao menos uma vez ao dia, a pequena consagração: Ó minha Senhora, ó minha Mãe…
* Selecionar os conteúdos e programas que lêem e assistem e as músicas que ouvem.

Possuem um símbolo que representa seu ideal e as caracteriza no mundo inteiro:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Significado do símbolo

Mundo: O fundo azul significa o mundo onde vivemos. Quanto maior a escuridão do mundo, tanto mais as Apóstolas devem brilhar como luzes para iluminá-lo com o amor da Mãe de Deus. O mundo deve tornar-se azul, assim como é o manto de Maria. Para que isso aconteça os raios do Santuário devem penetrar nele. E esta é a tarefa das Apóstolas Luzentes de Maria.

Raios: Representam as virtudes de Maria que queremos viver e irradiar no mundo. Maria é a portadora do grande sol, Jesus Cristo, e as Apóstolas são os raios deste sol. Os raios são dourados pois são raios da verdadeira luz, que é Cristo. São expressão do apostolado e de todas as boas ações que as meninas fazem.

Santuário: O Santuário é a grande fonte de luz!

É a morada da Mãe de Deus. Ali Ela acolhe, abriga e transforma o coração de todos aqueles que a procuram. Ele está em cor vermelha pois é a expressão do grande amor de Maria por nós seus filhos.

Coroa: A coroa é o distintivo de uma Rainha ou Princesa. A Mãe de Deus é nossa Rainha coroada. Ela possui um reino que é formado pelos seus filhos. Pelo batismo fomos chamadas a pertencer a este reino. Como a Mãe de Deus, as Apóstolas querem trazer a coroa em sua fronte, pois são filhas de um Rei e de uma Rainha.