Carta aos Jovens e Assessores

Queridos jovens e assessores da Juventude Apostólica de Schoenstatt!

“De Cracóvia ao Panamá: o Sínodo em caminho com os jovens”. Assim se chamou o encontro que reuniu cerca de 350 participantes de 102 países entre os dias cinco e nove de abril em Roma. Cada movimento eclesial (mais de 40 estavam presentes) e cada conferência episcopal enviou dois representantes, um jovem e um adulto. Lucia Reinsperger, da Juventude Feminina da Áustria e eu, Pe. Alexandre Awi, assessor da Juventude Masculina no Brasil, participamos representando nosso Movimento de Schoenstatt. Também Lucas Galhardo, do JUMAS Brasil, estava presente como representante jovem da CNBB. Foi uma experiência fantástica de Igreja, em sua diversidade e riqueza.

O que se fez neste encontro? Avaliamos a JMJ de Cracóvia e fizemos perguntas e sugestões para a JMJ do Panamá em 2019. Além disso, trabalhamos profundamente o documento preparatório do próximo Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, que acontecerá em outubro de 2018, sugerindo pontos para o Sínodo.

Para que esta carta? Para que Schoenstatt não fique de fora do Sínodo! Queremos motivá-los agora a que PARTICIPEM ATIVAMENTE DA PREPARAÇÃO DO SÍNODO. Este é um pedido muito direto do Santo Padre, o Papa Francisco. Ele quer que todos os jovens, inclusive os que estão afastados da Igreja, os de outra religião e ateus participem da preparação do Sínodo.

Como participar? De duas maneiras:

  1. Em breve estará disponível uma ENQUETE por internet. Todos nossos jovens e seus amigos podem participar. Estejam atentos e divulguem!
  2. No final do “Documento de Preparação”, que está disponível na internet, há um QUESTIONÁRIO que precisamos responder. A participação pode ser em nível diocesano (algumas dioceses e países já estão muito avançados nessa consulta) e/ou enviar as respostas do nosso Movimento direto à Conferência Episcopal. Também é possível enviar respostas diretamente à Secretaria do Sínodo. Ver: http://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20170113_documento-preparatorio-xv_po.html.

É importante que, em cada país, os ASSESSORES (diocesanos e nacionais) E OS JÓVENS (também a nível diocesano e nacional) decidam como poderão participar deste momento único da Igreja Universal, pois nunca um Sínodo trabalhou o tema da juventude! Esta é a hora da juventude e os jovens de Schoenstatt não podem ficar de fora!

E sobre a JMJ no Panamá? Acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019. Nossa intenção é ter encontros do JUMAS e da JUFEM nos dias prévios na Costa Rica, no primeiro Santuário de Schoenstatt da América Central, inaugurado neste ano. Cada país já pode começar a organizar-se para participar. Aguardem mais informações sobre os encontros de Schoenstatt. Sobre a JMJ, até o fim deste ano as inscrições já estarão disponíveis no site oficial: www.jmjpanama.org

Mais alguma coisa? Sim. O Papa decidiu que a preparação para a JMJ será MARIANA e isso nos convida e nos compromete como movimento. Os temas das JMJs de 2017 a 2019 serão inspirados nas palavras da Virgem Maria: “O Todo-poderoso realizou grandes coisas em meu favor” (2017); “Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus” (2018); “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (2019). A mensagem do Papa está em: http://www.acidigital.com/noticias/texto-mensagem-do-papa-francisco-para-a-jornada-mundial-da-juventude-2017-82625/

Seguimos em contato, unidos na Aliança de Amor, rumo ao Sínodo da Juventude e da JMJ do Panamá.

Pe. Alexandre Awi, ISch

Assessor JM Brasil

Seja o primeiro a comentar em "Carta aos Jovens e Assessores"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*