Como há 100 anos nos preparamos para receber a MTA no Santuário

MTa Santuario Original

Como há 100 anos nos preparamos para receber a MTA no Santuário

No próximo dia 11 de abril vamos celebrar 100 anos em que a imagem de nossa Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt recebeu um lugar de honra no Santuário. Sabemos que no dia 18 de outubro, na hora da fundação, não havia nenhuma imagem de Maria, mas apenas uma estátua de São Miguel sobre o antigo altar. A alusão a esta imagem está no próprio Documento de Fundação, quando nosso Pai e Fundador disse: “Parece-me que, neste momento, aqui, nesta antiga Capelinha de São Miguel, Nossa Senhora nos falasse pela boca do Santo Arcanjo: não vos preocupeis com a realização do vosso desejo. Ego diligentes me diligo…

Ainda estamos envoltos pela grande celebração do Centenário da Aliança. Na verdade, não foi um acontecimento que passou, mas o marco de um novo começar. Estamos no novo século de Schoenstatt, por isso, como a geração dos primeiros congregados heróis também queremos preparar um trono para a Mãe de Deus. Naquela vez eles queriam uma imagem de Maria para a antiga capelinha. Hoje, temos muitos Santuários espalhados pelo mundo todo. E mais que isso, são milhares de “Santuários vivos” nos quais a imagem da Mãe Três Vezes Admirável deve receber um trono cada dia.

Talvez para alguns seja estranho entender como a primeira Aliança de Amor foi selada sem a presença da imagem de Maria. Hoje é natural para nós que a Aliança seja sempre no Santuário, ou, onde realmente isso não é possível, que se tenha ao menos uma imagem da MTA. Mas porque justamente esta imagem? Qual a sua origem? De onde ela veio? Afinal, basta ter um pequeno conhecimento em artes para se perceber que seus traços não são de estilo germânico. Certamente não há nenhum schoenstatiano no mundo que aceitaria a ideia de trocar a imagem da Mãe de Deus do Santuário por outra, mesmo que fosse artisticamente mais bonita. Ela é simplesmente nossa Mãe! Não imaginamos o Santuário sem ela, pois esta belíssima imagem de Maria com seu Filho Jesus nos braços tem cativado a tantos, quer a visitem no Santuário ou a recebam em sua casa como Mãe Peregrina.

Conhecer a origem da imagem da MTA é também aprofundar nosso amor a ela. É um convite a preparar-lhe um trono no Santuário vivo de nosso coração. Vamos dar-lhe este presente no centenário de sua chegada no Santuário Original?

Ir. M. Rosangela

Assessora da Jufem – Regional Sul

 

Segue abaixo uma proposta para encontro com seu grupo, seja da Jufem, das Apóstolas, aliadas ou outro grupo da paróquia que receba a Mãe Peregrina de Schoenstatt. Pode ser adaptado conforme a realidade do grupo.

Download:

Texto para o encontro sobre a História da Imagem da MTA: Encontro 100 anos da MTA

Áudio – Canto: Torna-nos semelhantes à tua imagem (Letra: P Kentenich, Música: Ir. M. Eliane Cunha): Torna-nos semelhantes a tua imagem

 

Seja o primeiro a comentar em "Como há 100 anos nos preparamos para receber a MTA no Santuário"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*