Concurso Internacional Guardamos tua herança – teu carisma, nossa missão!

O Secretariado Internacional para a Causa de Beatificação do Pe. José Kentenich lança o concurso “Guardamos tua herança – teu carisma nossa missão”. A proposta é criar uma representação visual do Pai e Fundador e de seu carisma.

1. Objetivo

Neste ‘Ano Padre Kentenich’, e na preparação da celebração do 50º aniversario da sua
morte, convidamos a Família de Schoenstatt de todo o mundo a exprimir plasticamente aquilo que caracteriza a pessoa de nosso Pai e Fundador e a sua mensagem profética para
a Igreja e o mundo de hoje.

Trata-se de expressar, num desenho ou numa pintura, os atributos mais destacados do seu carisma; atributos que guardamos como a sua herança, com a missão de projetá-los ao nosso tempo.

A intenção é que, para o dia 15 de setembro de 2018, como culminação do Ano do Padre
Kentenich, possamos apresentar essa imagem, como expressão da nossa identificação e compromisso com o seu carisma.

2. Sentido e conteúdo

Procuramos identificar e exprimir os conteúdos centrais do carisma do nosso Pai e Fundador (e de Schoenstatt), de forma plástica, simbólica, que permita identificar, sem necessidade de muita reflexão, quais são as suas contribuições próprias e fundamentais. Contribuições que queremos que sejam fonte de vida e renovação para a nossa Igreja e o mundo.

Este exercício, que é um apelo à criatividade, quer incentivar-nos a identificar os conteúdos fundamentais da espiritualidade e da pedagogia de Schoenstatt; os elementos centrais de nossa missão e as acentuações próprias na nossa projeção apostólica e que marcaram a vida de nosso Pai e Fundador.

Essa iniciativa parte de uma ideia sugerida pela equipe do Postulador da Causa de Canonização do Pe. Kentenich. A proposta remete-nos à tradição dos ícones comemorativos, nos quais aparece no centro a figura de Cristo, de Maria ou de um santo, e ao redor são representados alguns dos seus atributos e/ou passagens relevantes da sua vida.

3. Realização concreta

A realização prática que propomos é um quadro; uma representação, na qual a figura do Pe. Kentenich esteja no centro e ao redor sejam representados plasticamente os traços do seu carisma e da sua mensagem.

A configuração dessa imagem poderia ter diferentes formas, incluindo desenhos, pinturas ou fotos, que sejam compreensíveis sem necessidade de textos ou explicações, procurando, ao mesmo tempo, uma boa expressão estética.

4. Pistas…

A questão é: Como podemos representar os atributos do carisma do nosso Pai? (como exemplo, nomeamos alguns aspectos evidentes:)

• o seu amor a Maria… e a fé no Santuário
• a sua atitude de fé prática na Divina Providência
• a sua consciência de fundador, com uma missão profética
• a sua figura paternal e sua capacidade pedagógica
• o seu amor à Família
• o seu amor à Igreja

… além desses, poderia nomear outros atributos, em outra ordem e com diferentes títulos…

5. Prazos…

• Os brasileiros devem enviar as imagens ao diretor nacional, Pe. Ivan Simicic, até o dia 1º de maio, pelo e-mail: p.ivan.simicic@gmail.com

* A Família de Schoenstatt de outros países pode procurar a seus respectivos assessores.

• A equipe do Postulador da Causa do Padre Kentenich escolherá uma entre as imagens
enviadas. O ganhador será divulgado em meados de julho, para ser difundido por toda a Família de Schoenstatt.
• Temos como meta usar a imagem do Pe. Kentenich no dia 15 de setembro de 2018, expressando-a em cartões, bandeiras, estandartes, pinturas, etc.

Confiram mais detalhes no link abaixo:

Fonteschoenstatt.org.br

A Jufem Brasil não pode ficar fora dessa!!!!

“GUARDAMOS TUA HERANÇA – TEU CARISMA, NOSSA MISSÃO”

Seja o primeiro a comentar em "Concurso Internacional Guardamos tua herança – teu carisma, nossa missão!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*