Confira como foram as Missões Jovem Tabor!!!

A Juventude Apostólica de Schoenstatt saiu em missão pela sexta vez no regional Sudeste no dia 11 de julho de 2015. A cidade de Itatiba/SP foi sede da Missão Jovem Tabor 2015, que aconteceu na Paróquia Santa Rita de Cássia até o dia 18 de julho.

O lema que motivou e inspirou os missionários este ano foi ‘Contigo Pai assumimos o novo século’, baseado no lema do ano da Família de Schoenstatt no Brasil e no anseio da Juventude de ser construtora dessa nova geração da Obra.

Cerca de 90 jovens, de 12 cidades e quatro estados, dedicam a semana de férias para caminhar de casa em casa levando a imagem da Mãe Peregrina. Alguns, inclusive, são de outros regionais brasileiros. Participam representantes de: Araraquara/SP, Atibaia/SP, Botucatu/SP, Caieiras/SP, Campinas/SP, Curitiba/PR, Londrina/PR, Louveira/SP, Mairiporã/SP, Poços de Caldas/MG, São José do Rio Preto/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Paulo/SP, São Sebastião do Paraíso/MG e Santa Maria/RS.

O objetivo das missões jovem tabor é levar não apenas a animação e o ardor missionário que sempre carregamos, mas a espiritualidade de Schoenstatt. Transmitir a palavra de Deus, a mensagem da Mãe para as pessoas que estão abertas e precisam recebê-la. Nesse novo século, queremos espalhar a semente da palavra de Deus para as famílias.

Essa foi a segunda vez que fomos em missões para Itatiba, nas primeiras missões tivemos o intuito de plantar uma semente, e na segunda regá-la para colher os frutos. Muitas vezes acontece de não conseguirmos atingir todas as casas na primeira vez, e as pessoas esperam nossa visita, por isso também procuramos voltar.

A última Missão Jovem Tabor já trouxe vários frutos para a Obra de Schoenstatt: Dois jovens selaram a Aliança de Amor e duas meninas fazem uma experiência vocacional no Instituto das Irmãs de Maria. “A juventude da Paróquia que missionamos é bem atuante, e para nós é muito importante que conheçam nosso carisma, selem a Aliança de Amor, isso é um presente para o novo século”

Pela primeira vez, na Missão Jovem Tabor, foram formadas três comunidades – em geral são apenas duas –, o que é consequência do número de inscritos: “Deixamos a Divina Providência atuar. A princípio teríamos apenas duas comunidades, como acontece sempre, mas como a demanda e a vontade dos jovens em participar foi muito maior que a quantidade de vagas disponíveis, decidimos criar mais uma comunidade, porque a Mãe pediu isso à nós. Precisamos deixar os hábitos e fazer a vontade de Deus, estar com o coração aberto para entender por quais caminhos a Mãe vai conduzindo-nos. Essa terceira possibilitou mais pessoas serem atingidas pelos missionários.

A pré-missão e a preparação para a chegada à Itatiba ocorreu no Santuário de Atibaia. Foi ali o primeiro envio dos jovens, em que foi entregue a cruz missionária a cada um. Os missionários foram divididos em trios e duplas, e cada grupo recebeu uma Imagem Peregrina, que os acompanhou durante todos os dias, nas visitas às casas, no terço e nas missas.

A Imagem Peregrina mostrou sua força na visita às famílias, pois era a “chave” que abria as portas e os corações das pessoas, as quais não resistiam à Mãe de Deus, recebendo-a em suas casas.

Todos os dias das Missões fazia-se novamente o “Envio Missionário” com o  testemunho de algum jovem missionário pertinente ao tema trabalhado no dia antecedendo o momento da entrega da Imagem Peregrina ao trio. O envio diário foi essencial para que todos tivessem a confiança e a certeza de que realmente estavam sendo enviados a evangelizar e de que a MTA iria realizar os milagres necessários à Missão.

O carinho e o acolhimento que foram dados aos missionários foram notórios. Cada detalhe foi pensado, desde a doação dos alimentos à preparação das escolas que serviram de moradia às três comunidades.

Durante a semana de Missões os jovens contaram com o apoio de 4 Assessores distribuídos entre as três comunidades, que colaboravam com a organização interna e espiritualidade da comunidade. Todos os dias cada comunidade realizava oficinas com crianças, jovens e adultos. Depois das oficinas, rezavam o terço e celebravam a missa nas Paróquias.

Um bastante especial é a “Noite Jovem”, evento realizado no salão paroquial da paróquia Santa Rita, onde as três comunidades juntamente com os moradores de Itatiba, puderam aproveitar uma noite com muita musica dança e animação louvando a Cristo com o espírito jovem. A adoração ao Santíssimo Sacramento encerrou a noite e Jesus se fez presente entre o rosto jovem da Igreja através da Eucaristia.

Não há dúvidas que, com a intercessão de Maria, os missionários plantaram muitas sementes em Itatiba. Em cada casa visitada, em cada pessoa que recebeu com alegria os missionários, no sorriso e na pureza das crianças, no acolhimento e na história de vida das pessoas, Deus se fez presente, e todos juntos pudemos assumir o novo século para Cristo e para a igreja.

 

Síbila Floriano Landim

 

foto 1

foto 2

foto 3

foto 4

Seja o primeiro a comentar em "Confira como foram as Missões Jovem Tabor!!!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*