Conheça o material de 2013 da Jufem Brasil e o lema deste ano!

Pelo terceiro ano consecutivo, a elaboração do material da Jufem Brasil foi realizada a nível nacional. Logo após o 13º Encontro Nacional
de Dirigentes em Atibaia- SP, iniciou-se uma intensa semana de trabalhos que contou com a ajuda de meninas dos regionais Sul, Paraná e Sudeste. Graças aos avanços tecnológicos, o material do ano de 2013 foi construído ao mesmo tempo em diferentes cidades, pois enquanto a maioria se encontrava em Atibaia, algumas que estavam em suas cidades natais Londrina e Ibiporã também puderam colaborar.

O livro do ano de 2013 tinha alguns objetivos a serem contemplados:

  • Abordar o 3º elemento do ideal nacional da Jufem
    Brasil, a missão (a fim de dar continuidade ao estudo dos elementos
    iniciado a partir do Encontro Nacional da Jufem de 2010);
  • Ajudar na preparação para os dois grandes
    eventos deste ano que são o Cor Unum – Geração 2014 e JMJ Rio 2013;
  • Além de aprofundar-se no lema “Cor Unum in
    Patre, coroa viva para a Igreja”.

Falando em lema do ano, é importante compreender o porquê da escolha dele para ser vivenciado pela Jufem Brasil. Durante o 13º END, as dirigentes decidiram manter o lema do encontro Cor Unum – Geração 2014 a partir de vários argumentos pertinentes: Somos o país sede de um encontro internacional, assim trata-se de uma “obrigação” natural que incorporemos o lema para que este seja vital a partir de nós e também para todas que vierem em julho de 2013;

  • Pela Providência Divina, estamos no ANO DA MISSÃO, em que este tema é recorrente na Igreja (lemas Campanha da Fraternidade e da JMJ), na família de Schoenstatt (no triênio de preparação para o Jubileu de 2014) e no ano reservado para o estudo do 3º elemento de nosso ideal nacional. A partir destes clamores, as dirigentes perceberam que este lema nos impulsiona e incita a estudar sobre a missão e também expressa a nossa missão atual como Jufem Nacional e Internacional de sermos coroa viva;
  • Trata-se de um lema que engloba os três elementos de nosso ideal “Lírio do Pai, Tabor para o mundo” – filialidade, pureza e missão – uma maneira de fechar com chave de ouro o estudo e a vivência do nosso ideal durante os últimos três anos!

Mas, o que o material de 2013 traz de interessante? Como foi estruturado?

Com a finalidade de abranger todos os assuntos deste ano, o material foi dividido em duas partes. A primeira refere-se à preparação para o Encontro Cor Unum – Geração 2014  e a JMJ, portanto deve ser executada ainda no primeiro semestre. A segunda parte aborda o tema missão com desdobramentos em relação ao tema propriamente dito, ao Tabor e à vivência do ideal nacional da Jufem.

O material não apresenta somente o conteúdo teórico das reuniões, proporciona momentos de dinâmica e recursos audiovisuais que podem ser encontrados no CD anexo. Tudo isto foi preparado com carinho para auxiliar a Jufem Brasil a tornar-se um só coração pelo Pai e Fundador, na Mãe de Deus, em Schoenstatt e na Igreja!

Além disso, queremos agradecer ao Regional Paraná pela importante contribuição na elaboração do conteúdo específico sobre a Coroa RTA, que nos insere nesta corrente do nosso encontro Cor Unum – Geração 2014. As meninas que trabalharam arduamente para que esse conteúdo ficasse pronto foram Julia Izadora da Silva Martins, Izabele Martho, Camila Martho, Andressa Keiko Matsumoto, Barbara Ferreira, Patrícia Pelisson Tonon da Jufem Ibiporã.

Com tanta coisa boa a Jufem Brasil vai ter um ano inesquecível! Então não deixem de usar o material!!! Estamos de olho.

E o nosso lema, já conhece?! Quer entender melhor o que ele significa? Então vamos lá!!

Cor Unum in Patre, Coroa Viva para a Igreja!

Faltando pouco mais de quatro meses para o encontro Cor Unum – Geração 2014, a Jufem toda se encontra em intensa preparação para esses dias de alegria. Para estarmos muito bem preparadas e inseridas no espírito, é essencial conhecermos e entendermos o lema do encontro internacional: “Cor Unum in Patre, Coroa Viva para a Igreja!”. E por que esse é o lema do Cor Unum?

A primeira parte do nosso lema “Cor Unum in Patre” está latim por esta ser uma língua internacional e relacionada a Igreja, que todo a Jufem internacional pode entender e assim contribui a uma maior unidade, o tema do encontro. Ele nos convida a ser um só coração no Pai, assim como é característico do Movimento de Schoenstatt desde seu início, por meio de uma unidade fundada na vinculação com o Pai. Hoje essa parte do lema nos chama a uma fusão de corações de filhas com o Pai, dando-nos consciência de nossa missão como Geração 2014, de refundar Schoenstatt no novo século, de refundar essa ideia predileta do coração de nosso Pai e Fundador, o Pe. Kentenich.

Juntas no coração do Pai, o nosso lema também nos apresenta o desafio de seguir uma de suas vontades: amar a Igreja e ser Schoenstatt para a Igreja. Assim, a segunda parte do lema, “Coroa Viva para a Igreja”, representa nosso desejo de entrega para a Igreja a partir do ser puro, nobre e fiel, na aspiração de “pequenas Marias”. Ser Coroa Viva é fazer de nossas vidas o presente maior à Igreja em sua obra de evangelização e santificação.

Assim, buscando a unidade internacional, a aspiração do ser Coroa Viva e o vínculo maior com a Igreja, rumamos ao encontro Cor Unum – Geração 2014 com a certeza de que somos a geração escolhida e de que essa é a nossa missão: “Cor Unum in Patre, Coroa Viva para a Igreja!”.

Por:

Suzana Guariente – Jufem Londrina e

Maria Clara Marramarco Lovato Jufem Santa Maria

 

4 Comentários em "Conheça o material de 2013 da Jufem Brasil e o lema deste ano!"

  1. Agradecemos o empenho de todas na elaboração dos materiais…
    Também a Sumaya, Pauline, Esther e algumas jovens de Ibiporã que ajudarm na elaboração dos materiais em seus locais.

    Que a Mãe de Deus recompense cada uma de vocês!!!!!!!!!!!

  2. Alessandra Veras | 5 de abril de 2013 at 23:17 | Responder

    Obrigada pela oportunidade de ajudá-las a construir este material!! Vamo que vamo, que o Cor Unum-Geração 2014 tá chegandoooo!!!! \o/

  3. Grande honra poder participar da construção deste material, e também de ter compartilhado do retiro nacional de dirigentes e da semana de trabalho com este grupo maravilhoso. Nos veremos novamente, em breve, no Cor Unum-Geração 2014!

  4. a) O encontro se realizará a sombra do Santuário “Tabor da Permanente Presença do Pai”, em Atibaia/SP, Brasil.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*