“Eis-me aqui, Pai: minha mão em tua mão!”

Culturas e sotaques diferentes, mas uma mesma medalha da Aliança e o mesmo amor flamejante por Schoenstatt é o que une a Jufem Brasil nos encontros nacionais de dirigentes!

No último final de semana, 27 e 28 de Janeiro, 39 dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt de 29 cidades e dos quatro regionais, junto a suas assessoras, estiveram reunidas em Atibaia/SP para o 18° Encontro Nacional de Dirigentes.

À sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai, recebemos palestras e vivências preparadas pelas assessoras, a partir das quais pudemos novamente nos perguntar: “Qual a minha resposta para a desordem do mundo atual? Como reafirmar meu ideal diante de tantas situações que contrastam com o que o nosso Pai e Fundador idealizou a respeito do homem novo na nova sociedade?”.

Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, assessora da Jufem em Confins e Belo Horizonte/MG afirma “como é importante a participação das lideranças da Juventude Feminina de norte a sul de nosso Brasil Tabor, para juntas traçarem metas, refletir sobre seu estilo e missão e o que é mais importante, assumir juntas, o “rosto” de Lírio do Pai, apropriando-se de sua identidade.”

Além desses temas, outros como: “Brasil: Nova Terra Mariana”, por Ir. M. Nelly Mendes, e “Os desafios pedagógicos na modernidade líquida”, por Ir. Eliza Maria. E ainda sobre o Ano do Laicato e a contribuição de Schoenstatt nesse sentido, por Ir. Adriane Maria Barbosa. Juntamente com a Ir. Glória Maria, as dirigentes do Regional Sul também apresentaram uma vivência sobre o Pai e Fundador, onde fomos novamente conscientizadas a respeito do jubileu dos 50 anos de sua volta ao Lar Eterno, e da missão que como dirigentes temos em sua causa de canonização.

Na manhã do domingo, Ir. M. Lidiane Francisconi contextualizou as correntes de vida a nível de Igreja, de sociedade e de Schoenstatt a fim de termos impulsos para traçar metas futuras e definir nosso lema do ano, traçando uma linha de trabalho e estratégias para atuarmos em unidade nacional no decorrer deste ano em que as principais correntes motivadores são o Ano Padre Kentenich e o Ano Nacional do Laicato.

Nesse sentido, após divisão em grupos e plenário para exposição de conclusões foi definido o lema que perpassará o ano:

Eis-me aqui, Pai: minha mão em tua mão!

Para Larissa Silva, dirigente da Jufem em São Bernardo do Campo/SP, “a participação no encontro de dirigentes é sempre muito importante, por ser o “gás” e o impulso inicial para que nós, representantes, levemos o norte de como caminharemos durante todo ano em nossos locais.“ Ela afirma que a participação no encontro nesse ano em que vivemos o Ano Padre Kentenich foi muito especial para ela  que leva para sua cidade, o anseio de que as meninas possam também aprender cada vez mais sobre o Fundador e reconhece-lo como um verdadeiro Pai.

“Participar do Encontro Nacional de Dirigentes representando cada menina no meu local neste ano dedicado ao Pai e Fundador foi um grande presente, ainda mais, por poder ficar pela primeira vez na semana de trabalho. Foi super importante tratarmos da corrente de vida da Família de Schoenstatt e da Igreja, por falar das necessidades da sociedade atual que está cada vez mais saturada de informações e vazia de vínculos, e perceber que diante de cada realidade nosso Pai contribui com a sua pedagogia tão rica!” conta-nos Lanna Costa, dirigente da Jufem em Brasília. “Com a luz do Espírito Santo, chegamos ao belíssimo lema do ano “Eis-me aqui, Pai: minha mão em tua mão”, como uma resposta ao lema do ano passado… Aceitamos, livremente, caminhar juntas com o Pai e queremos ser seus Lírios em busca da santidade que vive verdadeiramente o ideal a exemplos dos heróis, em especial, Bábara Kast e José Engling, e entregar todo nosso capital de graças para a sua a canonização! Que possamos neste ano irradiar para o mundo a nossa alegria que vem de Schoenstatt e que temos um Pai que nos ajuda em nossa missão!” conclui.

Ainda durante essa semana 13 dirigentes permanecem no Santuário para a elaboração do Material do Ano que será estudado nacionalmente. Rezemos por elas, implorando as Luzes do Espirito Santo para esta Semana de Trabalho

Para mais fotos acesse o facebook da Jufem Brasil!

 

Por: Larissa Rodrigues

Seja o primeiro a comentar em "“Eis-me aqui, Pai: minha mão em tua mão!”"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*