Colunas

28 de julho de 2014

Eis que chegou o tempo do Advento, o que isto significa para nós?

Outros artigos por: robertagiraldi »
Escrito por: robertagiraldi
Tags:, ,
advento

O mundo continua acelerado… A mais de um mês vemos as lojas serem, pouco a pouco, inundadas com motivos de Natal, alimentando assim nossa expectativa pelas festas de fim de ano ou ainda deixando-nos a sensação de que estamos atrasadas, pois ainda não conseguimos pensar nos presentes para as pessoas queridas… Enfim, estamos num ritmo acelerado, acompanhando a atmosfera ao nosso redor.

E, nosso coração, também está neste mesmo ritmo acelerado, não vendo a hora de contemplar o Menino Deus na manjedoura, junto a Sagrada Família, na gruta de Belém? Ou está acelerado, pensando-nos muitos presentes que nos esperam aos pés da árvore de Natal?

Temos, com o tempo do advento, uma oportunidade única de preparar-nos para o tempo do Natal, será que estamos conscientes disso?

O “tempo” sempre é a questão! Como é comum ouvirmos: ‘não tenho tempo’… ‘falta tempo’… ‘o dia podia ter 36 horas’… Precisamos ser sinceras conosco mesmas… Nós não temos tempo para o que não queremos… E quando queremos, quando nos decidimos para algo, então conseguimos o tempo que necessitamos… A grande verdade é que nós administramos nosso tempo. Sendo assim, como nós queremos aproveitar o tempo do advento?

Enquanto a atmosfera ao nosso redor acelera-nos para as compras, para as trocas de presentes… O Advento torna-se a grande e única oportunidade de trazermos tranquilidade ao nosso coração, permitindo que ele se prepare de maneira singular para a grande solenidade do Natal, onde nossos olhos poderão contemplar o grande milagre “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

Advento é tempo de preparação de quatro semanas que precede a festa do Santo Natal. A Igreja através deste tempo litúrgico quer tornar-nos conscientes de que o nosso Redentor está a caminho para vir até nós. É também recordação do tempo, que o povo israelita esperou o Salvador, o Messias. Para nós cristãos advento é tempo de silêncio, de oração, penitência e de conversão.

Na companhia de Maria, a Mãe de Deus, a grande Imaculada, queremos percorrer o advento como tempo de recolhimento. Sim, nosso coração é envolvido pela atmosfera do silêncio, da oração e da alegre expectativa.

Neste advento, busquemos paz e calma para nosso coração. Deixemos que Deus nos fale pelo silêncio deste momento. O Senhor virá! Ele está próximo!

Criemos em nós e ao redor de nós uma atmosfera de interioridade, de saudade, de esperança, preparando o nosso coração para o nascimento do Salvador!

Por isso a liturgia do primeiro domingo do advento nos convida a ficarmos atentos: “Ficai atentos e preparados porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Senhor virá.” (Cf. Mt 24, 42)

O Papa Bento XVI nos explica: “A palavra advento não significa espera, como é tão comum ouvirmos, mas é a tradução da palavra grega parusia, que quer dizer presença começada.

(...) Ou seja, o advento significa a presença começada do próprio Deus. Por isso, nos recorda duas coisas: primeiro que a presença de Deus no mundo já começou e que Ele já está presente de uma maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar ainda que não seja total, mas está em processo de crescimento e amadurecimento. Sua presença já começou e somos nós os crentes que, por sua vontade, devemos fazê-lo presente no mundo. É por meio de nossa fé, esperança e amor que ele quer fazer brilhar em nós a luz do mundo.” (fonte: folheto Dilexit Ecclesiam n° 70)

A COROA DE ADVENTO

A "coroa de Advento" é um dos símbolos mais significativo deste tempo litúrgico. E quer lembrar-nos a "boa nova" que se anuncia, a nova e eterna aliança de Deus com a humanidade, a vinda do Menino Jesus.

O seu formato em círculo nos mostra que o amor de Deus é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos em cada semana do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada do Menino Jesus, em meio de nós, Luz do mundo, que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.

A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

Os ramos verdes que envolvem as velas são a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

COM MARIA, VAMOS A BELÉM?

Neste tempo do advento, deixemos que Maria se aproxime de nós, como nossa guia. Ela nos ensina como devemos viver este tempo sagrado, guiados por suas mãos: em humildade, saudade e amor, à espera de Jesus. Como já vimos este caminho é traçado pela interioridade, pelo silêncio e a oração.

Neste caminho somos seguramente conduzidos à gruta de Belém, ao Menino Jesus!

Que possamos dar os primeiros passos deste caminho, a luz do tema central da liturgia desta primeira semana de advento, isto é, estarmos atentas e vigilantes.

Na prática, como isso pode se concretizar? A Jufem Lírio do Pai, Tabor para o mundo pode estar vigilante no que os olhos verão... Ao que os ouvidos ouvirão.... As palavras pronunciadas pela boca...

Certamente assim não somente nós estaremos trilhando seguramente o caminho até Belém, mas estaremos colaborando para que outras pessoas, que estão ao nosso redor, também experimentem a sagrada atmosfera do advento, atmosfera esta que prepara para o Santo Natal. Que neste advento possamos fazer a diferença!

Ir. Ana Maria dos Santos Lima



Sobre o autor

robertagiraldi





 
 

 
farma

Farmacêutico – Mundo Profissional

Por: Andressa Keiko Matsumoto / Ibiporã (PR) Ao assumir a missão que Deus envia para cada um de nós, assumimos também viver a nossa vocação, também no âmbito profissional, nos dias de hoje. Devemos ter sempre “ouvidos...
Por: Editor
2

 
 
10542883_732450733479412_156351395_o

Unidas Internacionalmente: É nosso presente para a MTA no Ano Jubilar, Jufem!

No dia 8 de junho, depois de uma reunião ministrada pela nossa assessora Irmã Ana Maria, fomos todas surpreendidas com uma novidade maravilhosa: Iríamos passar uns dias com a Coroa RTA. A Coroa RTA (réplica da Coroa que ser...
Por: Editor
0

 
 
10513397_323969737769476_5159844318487362279_n

Congresso Mariológico em Londrina

Em preparação e como entrega pelo ano jubilar do movimento de Schoenstatt, foi realizado em Londrina do dia 14 a 17 de julho o I Congresso Mariológico da Arquidiocese de Londrina, contando com palestra do Frei Vicente Artu...
Por: Editor
0

 

 
10460446_733736356682503_6928422504448311392_n

Grupo de apóstolas de Londrina realiza gincana para encerramento do primeiro semestre

No ultimo dia 05 de julho, um grupo de apostolas de Londrina, se reuniram para uma divertida gincana para o encerramento do primeiro semestre, á sombra do Santuário Esmagadora da Serpente. As dirigentes Francielle e Isabelle,...
Por: Editor
0

 
 
sch2014

Schoenstatt News Julho!!

Querida Jufem, O grande dia 18/10 se aproxima. Como família nacional e internacional as notícias não param de chegar. Vamos acompanhar?? Aqui abaixo você pode baixar muitas notícias, não perca!!!!! Você sabia que vai ter...
Por: Editor
0

 



Um comentário


  1. Mauro Barquilha

    Que bela reflexão sofre este tempo tão importante para todos nós, é tempo de graça onde o Salvador vem ao nosso encontro. Parabéns que todas as jovens continuem firmes na fé sobre o olhar de Maria nossa mãe e sobre a luz de Nosso Senhor Jesus Cristo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 5 = 10

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>