Encontro das Apóstolas Luzentes de Maria Rio de Janeiro

No dias 3 e 4 de maio aconteceu o Encontro das Apóstolas Luzentes de Maria, no Rio de Janeiro. Este encontro tinha a finalidade de estarem no Santuário e também fazermos a última preparação para a recepção do lencinho que aconteceria no domingo.

Iniciamos às 17h e compareceram 11 Apóstolas e contamos com a participação de Marta Glória da Silva, uma grande colaborada e a mãe da Apóstola Gabriela.

Em preparação ao encontro fizemos o cardápio, dividimos as tarefas entre as apóstolas que se prontificaram em trazer algo para a refeição. Foi algo muito bonito e espontâneo.

Nosso horário era o seguinte:

Encontro das Apóstolas Luzentes de Maria

3 e 4 de maio de 2014

3 de maio

 

17h                         Chegada

Arrumar a cama

18h                         Aspiração do mês de Maio

Arrumar a mesa

19h                         Jantar

20h                        Caça ao coelho

20h30min             Filme: “Cartas para Deus”

22h                        Oração da Noite (no Santuário)

 

4 de maio

 

7h                           Acordar

7h30min              Oração da manhã (no Santuário)

Café da manhã

9h                           Atividade – 3º tema do livro do ano: Alegria de ter um lugar predileto

10h30min              Recepção do lencinho

11h30min               Santa Missa

Partida

 

Alegra-te, Luzente! É ano jubilar!

Ao chegarem, tivemos atividades práticas como arrumar a cama, preparar uma mesa para o jantar.

Antes do jantar, conversamos sobre a aspiração do mês de maio. Além dos 3 pontinhos das Apóstolas o que gostaríamos de presentear bem pessoalmente para causar alegria à Rainha Luzente?

Então, cada Apóstola recebeu 4 cartolinas já cortadas em formato para ser dependurado na porta do seu quarto. Para cada cartolina, um propósito para ser vivido em cada semana do mês de maio. Demos estímulos para que elas mesmas assumissem pontinhos para que se tornassem verdadeiramente apóstolas de Maria.

Isso foi bem pessoal e o resultado final foi muito bom, pois uma das mães, quando soube dos propósitos da filha disse: “Irmã, ganhei o melhor presente do dia das Mães: ela vai arrumar o ‘cantinho dos brinquedos’, pois aquilo me deixa muito nervosa com aquela ‘organização lá’.

Após o jantar delicioso – uma macarronada preparada pela Gabriela e seu pai Tobias, fomos para a cozinha fazer uma das receitas do Mater Gourmet – o caderno de receitas dos Schoenstattianos e nos arriscamos a fazer o Danoninho que ficou uma delícia. Veja a animação das meninas.

Enquanto gelava o nosso Danoninho, fizemos a Caça ao Coelho e foi muita corrida e diversão em torno do Santuário e da Estátua do nosso Fundador, Pe. José Kentenich.

Para a hora do cinema escolhemos o filme “Cartas para Deus”, para poder trabalhar um pouco com elas que uma pessoa pode ajudar os outros, com sua maneira boa de ser, mesmo que esteja doente.

Elas gostaram muito e compreenderam bem a mensagem do filme.

Após estas atividades fomos dormir.

No dia seguinte, trabalhamos o 3º tema do livro do ano sobre a Alegria de ter um lugar predileto. Elas gostaram muito e compreenderam também a importância de irmos ao Santuário para rezar, lá entregar o nosso Capitalário que em si é uma cartinha diária que escrevemos para Deus e a Mãe de Deus e que podemos conversar com o bom Deus e com a Mãe de Deus, nossa Rainha Luzente em qualquer lugar.

No encerramento do tema, cada uma escreveu uma pequena carta para a Mãe de Deus, para Jesus, e que iria entregar no momento da recepção do lencinho.

Então veio o momento esperado para a recepção do lencinho.

Muito contentes pois a maioria dos pais estavam presentes, nossas Apóstolas foram revestidas com o lencinho de Maria.

Encerramos o nosso encontro com a participação da Santa Missa às 11h30min e as Apóstolas estão ajudando na Coleta do ofertório e também na Pastoral da Luz (com uma luzinha vermelha ajudam a Ministra da Eucaristia a trazer Jesus do Sacrário da Capelinha para o altar).

 

Por: Ir.M.Nelly

 


1 Comentário em "Encontro das Apóstolas Luzentes de Maria Rio de Janeiro"

  1. Lindo!
    Estivemos, com algumas jovens da Jufem de Frederico, neste Santuário após a JMJ 2013.
    É um lugar muito lindo e propício para encontros.
    Que a MTA as abençoe na missão de ser luz no mundo!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*