Encontro Jubilar das Apóstolas – Regional Sudeste/Paraná

No final de semana do dia 2 e 3 de junho estiveram reunidas no Santuário da Permanente Presença do Pai (Atibaia/SP) 135 apóstolas Apóstolas, além dirigentes e acompanhantes. O objetivo do encontro era comemorar os 85 anos de fundação do grupo, que serão celebrados no dia 6 de agosto desse ano.

Comemorar 85 anos de fundação não é para qualquer um! Por isso mesmo a comemoração não podia ser modesta.  São 85 anos de luta e de um ideal sempre novo e atual: levar a luz ao mundo! E como o mundo precisa dela, não é?

Irradiar a luz, mas como?

 

oração de abertura

Oração de Abertura no Santuário - trazendo a Rainha Luzente

A programação teve início no sábado pela manhã, com abertura no Santuário e em seguida a primeira divisão para as oficinas. O primeiro tema trabalhado foi “IRRADIA LUZ pelo teu Santuário-coração luzente!”. O objetivo era mostrar que o coração das Apóstolas deve ser um reflexo do coração da Mãe de Deus, pois Ela é o grande modelo. Para isso foi apresentada a definição que o Pai Fundador deu sobre o coração de Maria:

  1. Puro como a água
  2. Humilde como a terra
  3. Incandescente como o fogo
  4. Livre e ágil como o vento

Como tornar o coração de cada Apóstola semelhante ao da Mãe? Foi isso que as meninas começaram a descobrir, com exemplos práticos e muita conversa. Sem dúvida um grande desafio, mas era só o começo deste dia!

Apóstolas reunidas para primeira oficina

Apóstolas reunidas para primeira oficina

 

Depois de conhecer um pouco sobre o coração da Mãe as meninas foram para a missa. Após a missa já chegava a hora do almoço e em seguida uma pausa para descansar.

Missa

Missa

Entrega de conquistas no final da missa

Entrega de conquistas no final da missa

A parte da tarde foi uma oportunidade única: todas as apóstolas puderam participar de um programa de auditório: o “Caldeirão da Luz”. Com muitas brincadeiras e também conteúdo, esse programa agitou as meninas! Na primeira parte do Caldeirão o objetivo foi resgatar os 85 anos de história de forma lúdica, além de lembrar outros jubileus ainda houve a oportunidade de relembrar as palavras que o Pe. Kentenich dirigiu as primeiras Apóstolas em 1927.

Caldeirão da Luz - A convidada Gertraud conta sobre a fundação das Apóstolas

Caldeirão da Luz - A personagem "Gertraud", de 95 anos, conta sobre a fundação das Apóstolas

Encerramento do Caldeirão da Luz

Encerramento do Caldeirão da Luz

Depois houve muitas brincadeiras e a disputa entre os grupos “Apóstolas” e “Luzentes”, e ainda sobrou tempo para o “Schoenstatt News”, um breve resumo sobre as principais correntes de vida e novidades da Família de Schoenstatt.

Mas nem só de brincadeiras vive uma Apóstola, depois de encerrar o programa as meninas foram novamente divididas em suas faixas etárias e puderam participar de uma atividade muito especial: a reza do terço. De forma bem original cada grupo pode rezar e saudar a Mãe de Deus de forma bem especial.

Terço interativo - a cada Ave Maria uma bexiga de coração era colada no Santuário

Terço interativo - a cada Ave Maria uma bexiga de coração era colada no Santuário(Grupo Apóstolas Luzentes)

Após o jantar veio a finalização deste dia tão especial: uma vivência!

Fazer parte dessa história dos 85 anos das Apóstolas, ser LUZ, muitas coisas puderam ser refletidas neste momento… Mas o auge foi quando cada uma pode escrever seu nome e colocar no coração da Mãe, entregando assim todas as Apóstolas que ali estavam e lembrando de todas aquelas que fizeram, fazem e farão a história.

Coração com o nome das Apóstolas sendo levado para o Santuário

Coração com o nome das Apóstolas sendo levado para o Santuário

Depois de tantas alegrias só restava um belo bolo para a festa dos 85 anos e ir dormir, pois no dia seguinte ainda tinham muitas atividades pela frente.

Festa de 85 anos

Festa de 85 anos

 

Ide e fazei discípulos entre todas as nações!

O domingo começou animado, depois da oração, um belo café  e uma animação as meninas partiram para mais um conteúdo especial.

animação domingo

Animação Domingo

 

Dessa vez o assunto tratado era “RUMO A 2014”!

E quantas coisas vão acontecer até 2014! Por isso é importante que as meninas saibam desde já tudo o que vem pela frente.

Em 2012 o Jubileu de 85 anos das Apóstolas;

Em 2013 a Jornada Mundial da Juventude;

Em 2014 o Centenário da Aliança!

E qual presente que as Apóstolas querem entregar para a MTA em 2014??

Neste momento as meninas puderam coversar um pouco sobre isso e ir pensando o que seria importante presentear para a Mãe de Deus.

oficina domingo

Oficina Domingo

Depois de conhecer a fundo cada um desses eventos até 2014, já no clima de envio as meninas foram para a missa Jubilar e de encerramento do encontro.

Missa Domingo -  Santíssima Trindade

Missa Domingo - liturgia Santíssima Trindade

Missa Jubilar

Comemoração Jubilar

E que bela surpresa da providência ao ver que o evangelho do dia trazia a frase “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”.

Essa, com certeza, foi a maior confirmação de que elas partiam dali com uma grande missão.

Após o almoço a casa começava a silenciar, malas e malas eram levadas para a portaria pelos grupos que partiam nas vans e ônibus, eram as Apóstolas deixando o Santuário com a grande missão de levar a luz para suas casas e todos os lugares onde elas estejam!!

 

Por: Jaqueline Montoya

Fotos: Vera Lúcia Mialich

1 Comentário em "Encontro Jubilar das Apóstolas – Regional Sudeste/Paraná"

  1. As Apóstolas de Poços de Caldas-MG voltaram cheias de novidades para contar e com um grande espírito missionário! Foi um encontro muito rico para as meninas! Parabéns a todas pelo encontro!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*