“Eu saúdo os lírios”! Com as palavras do Pai inicia-se o XV Encontro Nacional da Jufem

Sete estados, 44 cidades e mais de 500 jovens: todas reunidas em Londrina/PR, para o XV Encontro Nacional da Juventude Feminina. Celebrando os 75 anos de história, sob o lema “Lírio do Pai, torna-te regina ter admirabilis”, na manhã deste sábado (5) iniciaram-se as atividades.

A abertura ficou por conta da Jufem Maringá/PR, que com música e dança deu as boas-vindas a todas as jovens. Vindas de lugares tão diversos, nem o cansaço impediu a animação, como conta Tatielly Salustiano, de Garanhuns/PE “Saímos de casa na quinta-feira, às 19h para chegar em Londrina sexta-feira às 15h. Foram três viagens de avião. Espero que o encontro nos traga muita alegria de ser Lírio do Pai, Tabor para o mundo”.

Além das boas-vindas por parte da Jufem Maringá, a Jufem Londrina/PR também apresentou uma paródia para finalizar a abertura oficial do encontro. Na sequência um dos momenos mais aguardados: o lançamento oficial do Hino Nacional da Jufem Brasil (link).

“O lançamento do hino foi de arrepiar, todas cantando juntas foi lindo. Nos sentimos representadas na letra”, declarou Maiara Madrid, de Santa Maria/RS.

Eu saúdo os lírios….

Com base nas palavras que o Pai Fundador, Pe. Kentenich dirigiu à Jufem Londrina, o primeiro tema foi uma reflexão sobre o “ser lírio” nos dias de hoje.
A palestrante, Ir. Diná Batista de Souza detalhou alguns aspectos desta saudação. A pureza foi o centro da palestra.

“A virgindade hoje em dia é um tema complexo na sociedade. Poucos falam sobre isso, o assunto é desvalorizado. As próprias meninas não valorizam seu corpo. Ser Jufem é manter seu corpo puro. Cada Jufem deve levar isso para sua vida”, comentou Camila Valle, de Itambaracá/PR

quiz pronto

As jovens foram estimuladas a viver o ideal sem medo, como declarou Ir.Diná “Nossa missão é levar o que já trazemos dentro de nós. E o que trazemos? O forte impulso ao ideal de pureza e amor. Tornar o século 21 um Tabor para o mundo significa nadar contra a corrente”.

O desafio de preservar ou resgatar o valor da virgindade

Em um mundo que desvaloriza os valores da pureza, a missão da Juventude Feminina torna-se ainda maior. O Pe. Kentenich já havia dito para Jufem “Uma jovem pura e singela não pode ser fraca no sacrifício (…) A Mão de Deus se faz dependente de nós quando lhe trazemos nossos pequenos sacrifícios. Tudo depende disso”.

Dominar as paixões, ser forte no sacrifício e viver na alegria. Estes foram os conselhos para as jovens. Somente assim a Jufem poderá viver a pureza realmente.

“A pureza, como força oculta sustém todas as outras virtudes. Se um dia a deixamos cair, tome-a novamente nas mãos”, reforçou a Irmã. Finalizando suas palavras ela repetiu as palavras do Padre Kentenich “Faça-se a pequena Maria, à Luz da Pureza! Eu saúdo os lírios, eu saúdo vocês!”.

Quiz: Dicionário Jufem Brasil

Com jovens vindas de tantos lugares diferentes, foi a hora de explorar as variedades linguisticas de nosso país. Antes do almoço jovens da Jufem Nordeste apresentaram um pequeno teatro utilizando expressões regionais.

Cada jovem da plateia deveria adivinhar o significado das expressões. A brincadeira agradou a todas que aguardam agora pelas próximas apresentações.

Após o quiz deu-se por encerrada a primeira manhã do encontro, com o almoço.

Clique para ver as fotos

Seja o primeiro a comentar em "“Eu saúdo os lírios”! Com as palavras do Pai inicia-se o XV Encontro Nacional da Jufem"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*