Faleceu Ir. M. Jacoba Baum

Uma oferta especial a Deus, com o pedido de que os filhos de Schoenstatt possam alcançar uma vinculação profunda com o Fundador.

Ir. M. Rosequiel Fávero / Karen Bueno – No Natal do Ano Pe. Kentenich, o Bom Deus chamou ao lar eterno a Ir. M. Jacoba Baum, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, da Província Tabor, de Santa Maria/RS. Ir. M. Jacoba chegou como missionária ao Brasil ainda jovem e vivenciou as visitas do Pe. José Kentenich ao país, tendo participado da coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica, no Santuário Tabor, em 1949.

Ir. M. Jacoba colaborou de muitas formas para edificar a Obra de Schoenstatt no Brasil e foi, por 18 anos, superiora das Irmãs de Maria da Província Tabor. Estava profundamente vinculada ao Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, com quem teve muitas vivências. Para ela era uma alegria especial contar os ‘mosaicos’ (histórias que ela própria vivenciou com o Pai e Fundador) para as Irmãs mais jovens e também aos grupos do Movimento de Schoenstatt. Dessa forma, e também pelo seu ser e atuar, tinha o dom de trazer o Pai e Fundador presente junto à geração que não teve a graça de conhecê-lo pessoalmente. Justamente por isso, neste ano a ele dedicado, a vida de Ir. M. Jacoba é uma oferta especial a Deus, com o pedido de que os filhos de Schoenstatt da atualidade possam alcançar uma vinculação profunda com o Fundador.

Um sinal especial da Providência foi o fato de, em 1968, Ir. M. Jacoba ter sido, junto com outros brasileiros, uma das representantes da Família de Schoenstatt no velório e enterro do Pe. Kentenich. Agora Deus a chama para junto de si no ano em que recordamos o jubileu de ouro desse acontecimento.

A imagem de Ir. M. Jacoba ficará eternizada na história de Schoenstatt, em Santa Maria, pela foto de 10 de setembro de 1983, quando João Luiz Pozzobon confiou a Imagem Peregrina Original às Irmãs de Maria, no Santuário Tabor. Consciente do valor da autoridade instituída por Deus, João Pozzobon quis que, além da Ir. M. Terezinha Gobbo, que lhe havia entregado a imagem em 1950, a Superiora Provincial estivesse presente e recebesse a imagem, representando todas as Irmãs de Maria do Brasil nesse momento especial.

A Família de Schoenstatt brasileira olha com gratidão os passos de Ir. M. Jacoba nesta pátria, pedindo a Deus Pai que toda sua dedicação, ao longo dos anos, se converta em muitos frutos para as novas gerações.

 

FONTE:

Faleceu Ir. M. Jacoba Baum

Seja o primeiro a comentar em "Faleceu Ir. M. Jacoba Baum"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*