Flores de Maio para a Rainha

Iniciamos o mês de Maio, o mês dedicado a nossa Rainha. Para o Pe. Kentenich dizia que cada dia no mês de Maio era um dia de festa e de louvor à Mãe de Deus. Em muitos lugares há coroações a cada dia, como em nossa paróquia N. S. da Saúde, aqui em Poços de Caldas. Cada dia um grupo diferente coroa Nossa Senhora: escolas, advogados, creches, APAE, grupo de jovens, …

Nós, como Jufem pertencentes a um Movimento mariano, também queremos fazer deste mês um mês que faz crescer nosso amor à nossa Mãe Rainha dos lírios. Estamos com passos largos caminhando rumo a JMJ no Rio e ao Centenário do Movimento.

Será que a Mãe não se alegraria com um esforço maior no sentido do Capital de Graças para fecundar todos estes preparativos? Lembramos de José Engling que em 1916 colheu 1712 flores para sua Rainha. Com as flores de Maio valorizou as contribuições ao Capital de Graças!

Schoenstatt quer formar santos e já formou santos. Sempre de novo é bom olhar para estes que nos procederam para que sirvam de estímulos para nós.

Vamos olhar para o grande amor que José Engling tinha por Maria:

Flores de Maio do meu jardim do meu coração. (Tudo começa no nosso coração!) oferecidas à Rainha de Maio, no mês de maio de 1916. Mãe, a ti consagro o pequeno jardim do meu coração. Para Ti vou semear e cultivar:

A rosa do amor

Mãe, que esta rosa te simbolize. Assim como a rosa é a rainha das flores, sê tu a Rainha do meu coração. À tua livre disposição, minha Rainha, ofereço tudo e, especialmente:

  1. Realizar atos de entrega a ti
  2. Incrementar tua honra
  3. Fazer leituras sobre ti
  4. Cultivar conversas sobre ti
  5. Saudar-te ao ver tua imagem
  6. Rezar o terço
  7. Visitar a capela da congregação
  8. Comungar
  9. Comungar espiritualmente
  10. Praticar atos de apostolado
  11. Fazer de ti o ponto central do dia
  12. Rezar jaculatórias.

Depois seguem outros pontos para cultivar a fidelidade (miosótis), a humildade e modéstia (violeta), o amor à cruz (maracujá) e a pureza (lírio).

 

José Engling

José Engling

Quem deseja aprofundar deixamos a dica de leitura: livro Herói de duas espadas ou José Engling nosso irmão maior. Especialmente para aquelas que estão se preparando para a consagração de membros e querem ver como ele praticou seu Horário Espiritual e Exame Particular.

Que tal ao menos escolher três destas flores e escolher para cada flor ao menos um ponto?

“Amo aos que me amam” Queremos mostrar nosso amor à Mãe de Deus colhendo flores do nosso coração. Talvez além da JMJ no Rio e do Centenário da Aliança o fato que temos livre acesso ao nosso Santuário neste mês de Maio é outro estimulo para um esforço maior no sentido do Capital de Graças, pois “todo peregrino de Schoenstatt deve ser abençoado, graças a minha vida de sacrifício” assim nos motiva nosso Pai e Fundador.

 

A Mãe de Deus não quer somente realizar um trabalho de educação em minha vida, mas ela quer contar comigo como colaborador na realização da grande missão que Ela tem a partir do nosso Santuário. Será que Ela pode contar com a Jufem Brasil?

Abençoado mês de Maio.

Ir. Lucia Maria Menzel

 

 

1 Comentário em "Flores de Maio para a Rainha"

  1. Mês de maio, mês de Maria e de muitas ofertas ao Capital de Graças. José Engling ofereceu 1712 flores (sacríficios, renúncias) colhidas no jardim de seu coração e nós, quantas vamos oferecer?
    Vamos lá Jufem, quem vai presentear mais a Rainha de Lírios neste mês de maio????

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*