Geração 2014: Coroa Viva rumo aos novos tempos! Encontro Inter-Regional Sudeste e Paraná

No último final de semana, 30 e 31 de agosto, as Jufens dos Regionais Sudeste e Paraná estiveram reunidas no Santuário da Permanente Presença do Pai (Atibaia/SP) para realização do Encontro Jubilar, já em clima de festa pelos 100 anos da Obra de Schoenstatt. Ao todo, aproximadamente 200 jovens fizeram parte dessa história.

Sob o lema “Geração 2014: Coroa Viva rumo aos novos tempos”, o encontro teve início no sábado pela manhã, com o animado programa “Vira Vira Jubileu”, que deu as boas-vindas a todas as cidades participantes, além de contar de forma humorada esses 100 anos de história de Schoenstatt e apresentar os heróis congregados e heroínas da Juventude Feminina. Foi a chance também de lançar a campanha #VemProNacional, já em alusão ao Encontro Nacional da Jufem Brasil que se realizará em Londrina, em 2015.

 

Uma nova Geração, porém, fiel à origem!

Irmã Ana Maria foi quem teve a responsabilidade de começar os trabalhos, fazendo uma reflexão sobre a primeira parte do lema: “Geração 2014”. Foi um momento de meditação sobre os primeiros heróis, e um convite para que a atual geração assuma a missão como os primeiros. Os tempos são outros, mas a missão exige a mesma dedicação, o mesmo empenho.

Motivadas por essa primeira parte, as jovens foram divididas para os trabalhos nas oficinas. A ideia foi aprofundar o ser Coroa Viva, debatendo as 3 virtudes da Coroa RTA: Pureza (Reinheit), Fidelidade (Treue) e Nobreza (Adel).

O encerramento das oficinas foi um momento muito especial: a hora de se encontrar em oração no Santuário e participar da adoração ao Santíssimo Sacramento. Além disso, as jovens também foram convidadas a refletir sobre o seu presente pessoal para 2014.

 

Novas Alianças: a missão continua!

Após o jantar houve a santa missa, culminando no Santuário com a Aliança de Amor de 16 jovens das cidades de Atibaia, Louveira, São Sebastião do Paraíso, São José dos Campos e Jaraguá. O momento foi acompanhado por amigos e familiares.

A Jufem ainda teve oportunidade de se unir em oração no Santuário com as coroas RTA que serão presenteadas no 18 de outubro.

Encerrando o primeiro dia de encontro a Jufem de Poços de Caldas organizou a grande surpresa da noite: a festa Jubilar.

Por dentro das Correntes Internacionais

O domingo trouxe um olhar especial para a grande celebração do Jubileu e também para os tempos futuros: qual o atual “campo de batalha” desta geração?

Após a oração da manhã no Santuário foi o momento de saber quais as Correntes Internacionais. Foi apresentado todo o cronograma das atividades da Juventude em Schoenstatt e Roma e feito o convite para que todas possam acompanhar espiritualmente as peregrinações, além de pessoalmente em seus Santuários e paróquias.

 

Uma geração que se despede

O encontro também teve um momento muito importante: a despedida de algumas jovens que fizeram história em nossa Juventude. Algumas seguem para o matrimônio, outras LAFS, mas foi uma grande homenagem ao empenho e dedicação que tiveram com o ramo.

E não só a Jufem estava de despedida. Foi a oportunidade de se despedir das assessoras: Ir. Lidiane, que deixa o Regional Paraná e passa a trabalhar no Sudeste e Ir. Ana Maria que começa uma nova missão em Schoenstatt.

 

Um olhar para o passado e o futuro

A primeira e segunda parte do lema já estavam esclarecidos, mas faltava ainda o “Rumo aos novos tempos”. Ir. Lidiane e Ir. Shaiane foram as responsáveis por mostrar o “campo de batalha” das novas heroínas: como está o mundo em que vivemos/como era antes? Quais as previsões para o futuro, o que mudou?

Conhecendo essa realidade foi dada a resposta: CULTURA DE ALIANÇA. É assim que a Juventude Feminina deve viver, com heroísmo, para ser a verdadeira COROA VIVA para os novos tempos.

 

Enviadas para missão

Depois de tantas reflexões chegou a hora da missa de envio. Ao final cada jovem recebeu sua Cruz Missionária (Cruz da Unidade), em sinal de que era enviada em missão para ser a COROA VIVA RUMO AOS NOVOS TEMPOS.

 

Seja o primeiro a comentar em "Geração 2014: Coroa Viva rumo aos novos tempos! Encontro Inter-Regional Sudeste e Paraná"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*