José de Nazaré, a imagem do esposo fiel!

 

Querida Jufem!

Neste mês de março, na vivência da quaresma, temos a oportunidade de celebrar um grande santo, que tem muito a nos ensinar: São José. E quem é São José?

Seu nome significa “Deus multiplica”. Homem justo, silencioso e oculto… Sua discrição é tão singular, que ele faz questão de permanecer nos fundos e deixar que toda a luz brilhe unicamente sobre Jesus e a Mãe de Deus. Hoje, porém, queremos que uma clara luz faça brilhar a sua face sobre nós.

Observamos um ponto forte na vida de São José: a virtude da justiça; o que significa ser justo? Temos várias interpretações, mas a que chama a atenção é a seguinte: ser justo é estar ajustado com a vontade de Deus, realizando em tudo a sua vontade e o seu querer, assim como cantamos tantas vezes: “Cumpra-se, ó Pai, somente o teu querer…”

Estar ajustado com a vontade de Deus é ter fé de que tudo o que o Pai permite em nossa vida é para o bem; seja o exame que fui aprovada ou reprovada, o ser promovida no trabalho, um problema familiar, em tudo crer que o Pai nos guia. Como São José, mesmo vivendo e trabalhando na terra, seu coração estava no céu. Provavelmente, não acontecerá que um anjo apareça para nós em sonho, que nos peça para fugir para uma terra distante, no entanto, nos pequenos desafios de cada dia, podemos viver da fé e implorar sempre: Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé!

José de Nazaré é a imagem do esposo fiel que guarda os tesouros mais preciosos do Altíssimo, em uma disponibilidade sem reservas ao mistério da Encarnação, com a única certeza do cumprimento da Palavra, para a qual foi educado na escola dos seus pais. Na Sagrada Família, vemos o modelo de família, nós também queremos formar uma família exemplar, desejamos que ela seja um reflexo da Sagrada Família, e isto podemos implorar a São José!!!

“Trata-se, pois, de um relacionamento crescente com São José. No entanto, isso não faz diminuir a relação com nosso Pai e com a Mãe de Deus ou com Jesus. Pelo contrário, nesta altura deve-se ter um pensar, amar e viver orgânicos” (Mons. Zimmerer, 16 de março de 2003).

Que São José nos abençoe no dia de hoje, implorando-nos a graça de permanecermos fiéis ao projeto de Deus para nossas vidas!

Sabemos rezar tantas orações… Que tal hoje pedirmos a intercessão deste grande santo?!?!

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos encontramos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança.  Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família, sede o pai e protetor da nossa família, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós.”

 

Seja o primeiro a comentar em "José de Nazaré, a imagem do esposo fiel!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*