Jufem Brasil marca presença na missa de abertura da JMJ

A Jufem Brasil e vários  jovens de Schoenstatt de diversos países participaram da Missa de Abertura da JMJ. De acordo com a imprensa local, cerca de 150 mil pessoas participaram da celebração no Campo Santa Maria la Antigua, no Panamá. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo da Cidade do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e concelebrada pelos arcebispos, bispos e sacerdotes presentes na Jornada.

Durante a homília, o arcebispo agradeceu o Papa Francisco e aos jovens. “Este país desde agora é a capital da juventude no mundo, onde poderão compartilhar seus sonhos, esperanças e projetos”, e que também “com a força do Espírito Santo, se comprometem a fazer uma revolução de amor, que não será fácil, mas não é impossível com a confiança em Deus”.

Afirmou ainda que o povo panamenho está preparado para receber a Jornada. “Nosso povo está pronto parar recebê-los e compartilhar suas tradições, riqueza multiétnicas e multiculturais, mas especialmente para compartilhar a alegria da fé em um Deus que está agindo entre nós, em nossa história pessoal e comunitária”.

Dom José Domingo também ressaltou a necessidade dos jovens terem voz. “Às vezes os adultos pensam que os jovens não querem ouvir, que são surdos e estão vazios. No entanto, a realidade é diferente. Eles precisam de orientação, acompanhamento, mas, acima de tudo, eles podem ouvi-los”.

O arcebispo convidou os jovens a confiar na Virgem Maria. “O fato de confiar não é só pedir sua intercessão em tudo, mas é imitá-la e ser como ela”. Fazendo uma reflexão com o lema da Jornada: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, enfatizou que os jovens são os verdadeiros protagonistas capazes de realizar transformações. “Eles são os verdadeiros protagonistas das mudanças e transformações que a humanidade e o mundo exigem”.

Ao final de sua homilia, Dom José Domingo Ulloa Mendieta disse que todos são chamados à santidade. “Ser Santo não é um mito, é uma realidade palpável. E vemos isso nas vidas dos santos da JMJ: San Martin de Porres, Santa Rosa de Lima, San Juan Diego, José Sánchez del Río, San Juan Bosco, Irmã Maria Romero Meneses, San Oscar Romero e João Paulo II. A generosa dedicação de suas vidas por Deus e pelo próximo levou-os à santidade”.

A Juventude de Schoenstatt tem cerca de 600 representantes – mais de 50 brasileiros – participando da JMJ e espera com ansiedade a chegada do Papa Francisco, que chega nesta quinta-feira, 24 de janeiro, no Panamá.

Com informações de: noticias.panama2019.pa 

 

Fonte: http://www.schoenstatt.org.br/2019/01/24/a-juventude-de-schoenstatt-esta-na-jmj/

Seja o primeiro a comentar em "Jufem Brasil marca presença na missa de abertura da JMJ"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*