Jufem Curitiba, assume sua essência!

No dia 19 de março de 2017, no Santuário Tabor Magnificat, aconteceu o segundo encontro da Jufem Curitiba e o primeiro baseado no livro do ano. Começamos com a oração inicial “Meu carregar e suportar, meu falar e ousar, meu pensar e meu amar, tudo quanto eu merecer, minhas lutas e conquistas, tudo o que me faz sofrer e o que me dá alegria. O que sou e o que tenho te ofereço, como dom de amor à sagrada fonte de graças que jorra cristalina do Santuário, para inundar o coração dos que se consagram a Schoenstatt” (Rumo ao Céu nº16), colocamos as intenções particulares de cada uma e assim demos início à tarde alegre de formação.

O primeiro tema “Corrente de vida e o novo lema” aborda o nosso lindo lema nacional “FILHA AMADA, ASSUME A ESSÊNCIA DO TEU SER”. As quinze meninas presentes dos grupos: Speculum Regina ter Admirabilis, Mariengarten, Fonte de Fidelidade, Universitárias III e as Dirigentes do Ramo refletiram o significado tão amplo e profundo da frase; com momentos de autoconhecimento; a importância para os grupos de vida e para o Movimento em geral. Logo após esse momento, houve a apresentação de cada parte do lema em que cada menina pôde contribuir com testemunhos e vivências de sua vida diária. Um pouco do que foi refletido:

“Filha amada”: “Eis aqui o teu filho amado”; Deus e a Mãe cuidam de nossas falhas e dificuldades para que possamos conquistar nossa autoeducação e a santidade na vida diária; sentimento de escolha e de amor.

“Essência”: aquilo que é fundamental; o seu cheiro: aquilo que faz de você uma pessoa única!

“Assumir a essência do teu ser”: sermos pequenas Marias; reflexos da MTA.

Em seguida, as dirigentes Caroline Vieira e Emanuelle Battini contaram para o grupo a experiência que viveram em Londrina, no Encontro Regional de Dirigentes e alguns testemunhos que marcaram como o da Ana Paula Paiva, que relatou sua fé e a experiência na faculdade levando a Mãe Peregrina na aula, mostrando aos poucos sua vivência religiosa para os colegas e profissionais, sendo respeitada e admirada por suas atitudes. Depois desse testemunho inspirador, a Lareane Machado compartilhou como sua participação nas Missões Familiares atingiu colegas da faculdade, mesmo sem ela comentar sobre isso com eles, ou seja, ela irradiou para as pessoas ao seu redor sua essência missionária!

Em contrapartida, não foi só debate que perpassou a programação da Jufem Curitiba, no finalzinho da tarde houve uma dinâmica baseada nas virtudes de Maria: alegria, delicadeza, paz, fidelidade, humildade, fé, pureza e caridade. Para finalizar, todas escolheram em conjunto uma virtude para trabalhar nos meses de março e abril, e a escolhida foi: CARIDADE. E como proposta concreta, vamos arrecadar alimentos, brinquedos e materiais de higiene para doar a uma família carente.

Por fim, relembramos a vinda do Pe. Kentenich, nosso Pai e Fundador, ao Brasil que nesse ano comemora 70 anos e, com a oração, terminamos um encontro repleto de alegria e gratidão.

“Um filho tem o direito de viver da bondade e da misericórdia do Pai.” Pe. Kentenich

Seja o primeiro a comentar em "Jufem Curitiba, assume sua essência!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*