Jufem da Arquidiocese de Santa Maria faz encontro de formação de dirigentes em Quevedos/RS

No sábado, dia 26, jovens da Jufem Santa Maria estiveram reunidas durante todo o dia na cidade de Quevedos/RS, a duas horas de Santa Maria. O encontro tinha por objetivo a formação de dirigentes e contou com a presença de 8 dirigentes de Santa Maria e 8 meninas do novo grupo de Quevedos, que se reúne há um ano. O dia começou com uma recepção na frente da Igreja Matriz da cidade e com uma oração guiada pelo Pe. Rodrigo e pelas jovens de Quevedos, que contou com uma leitura orante da bíblia e uma reflexão.

Após isso, todas se dirigiram ao Salão Comunitário da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e depois de alguns cantos e apresentações, Luma Sant’Anna fez uma breve explicação de como funciona o Movimento de Schoenstatt e seus vários ramos às meninas que ingressaram recentemente na Jufem .  Também foram ressaltados a importância dos grupos pequenos e o papel da dirigente por Luma e as dirigentes arquidiocesanas, Juliana Gelatti e Natália Felipetto.

Na parte da tarde, sendo o almoço preparado por mães de Quevedos, contou inicialmente com uma brincadeira, ajudando a integrar o grupo. Fazendo um contraposto ao momento de descontração, houve após um debate conduzido por Maria Clara Lovato sobre temas da atualidade, como o aborto, a homossexualidade, a eutanásia e o problema das drogas e do alcoolismo. O grupo foi dividido com textos embasados no YOUCAT e depois a discussão foi levada a todas, que puderam assim informar-se e estar mais bem preparadas para eventuais perguntas e debates.

Ainda durante essa tarde, Juliana falou mais sobre a missão da dirigente e sobre os heróis de Schoenstatt e sua experiência nessa posição, tendo como exemplo Bárbara Kast e José Engling. Momentos depois, todas participaram de uma oficina de lembrancinhas, destacando a delicadeza e o cuidado que as dirigentes devem ter com seu grupo. Nesta oficina, as 16 jovens orientadas por Juliana e Natália aprenderam a confeccionar rosas de guardanapo e uma flor de papel muito diferente. Natália ainda repassou a todas a programação do ano da JUFEM da Arquidiocese de Santa Maria e tirou dúvidas, além de combinar com as jovens de Quevedos uma data para um Menina-Moça próprio, o encontro para meninas novas.

O dia foi encerrado com uma vivência sobre o valor e a missão da dirigente como caminho para as dirigidas. Depois de um momento de reflexão e de terem escrito uma carta para a MTA, todas participaram de uma missa juntamente com o Jumas do Regional Sul, que se encontrava na cidade para as Missões Cristo Tabor 2013. Foi um dia de muita oração, reflexão, aprendizado e formação para todas, e certamente a Mãe agirá sobre todas para que tenhamos um ano muito abençoado, de maneira que possamos aproveitar todas as dificuldades que estamos enfrentando!

Maria Clara Lovato – Jufem Santa Maria/RS

1 Comentário em "Jufem da Arquidiocese de Santa Maria faz encontro de formação de dirigentes em Quevedos/RS"

  1. Espero que esse encontro se repita em Quevedos, foram momentos lindos e muito importantes para todas as integrantes da Jufem Quevedos!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*