JUFEM de Santo Ângelo (RS) conquista sua BANDEIRA!

A proposta do Setor Juventude do Rio Grande do Sul, que estimulou os grupos de jovens a construírem suas bandeiras para levar ao Bote Fé em Santa Maria, foi acolhida com muito entusiasmo pela Juventude Feminina de Schoenstatt de Santo Ângelo (Jufem SA), pois chegou num momento importante de sua caminhada, isto é, no momento em que estávamos preparando a reconquista da nossa bandeira. Por isso hoje temos a alegria de compartilhar com vocês um pouco de nossa história e como conquistamos a nova bandeira.

Em 1964 o Movimento Apostólico de Schoenstatt teve seu início na diocese de Santo Ângelo. Alguns dos pioneiros foram os jovens Benedicto Félix  (hoje membro da Liga Apostólica dos Homens de Schoenstatt e assessor da Juventude Masculina – Jumas) e Ottomar Schneider (hoje sacerdote da comunidade dos Padres de Schoenstatt), que formaram a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas). No entanto, a Jufem SA formou-se somente a partir do ano de 1966, quando Ir. M. Aurea Dotto passou a dar encontros de formação para as jovens. O primeiro grupo selou sua Aliança de Amor no ano de 1974. Algumas daquelas jovens continuam ainda hoje atuantes no Movimento como membros da Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt.
No ano de 1990 a Jufem SA expressou o seu ideal e missão conquistando sua bandeira com o lírio enlaçado na Cruz Missioneira. Esse símbolo representa a missão assumida pela Jufem da região das missões: assim como os mártires deram a vida pela evangelização dos povos missioneiros, a Jufem SA quer empenhar sangue e vida pela missão da Mãe e Rainha de Schoenstatt na diocese de Santo Ângelo e contribuir para que do Santuário parta uma corrente de nova evangelização.  O lírio e a cruz lembram  as palavras do Padre Kentenich, Fundador de Schoenstatt, dirigidas à Juventude Feminina: “O lírio nasce da cruz”. Sabemos que sem sacrifícios não conseguiremos conquistar o grande ideal da mulher autêntica representado na Mãe de Deus e que, na sociedade atual, ser diferente e viver o ideal da jovem cristã significa enfrentar grandes desafios.
Em 1996 a Jufem SA ajudou a conquistar o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt na diocese, que recebeu o nome de  Tupãcyrendá, o que significa Tenda da Mãe de Deus. O presente a Jufem SA para o dia da bênção do Santuário Tupãcyrendá foi a Cruz da Unidade. Trata-se da cruz do Movimento de Schoenstatt a qual representa Maria ao lado de Cristo crucificado. Nessa cruz se expressa a profunda união de Maria ao sacrifício redentor de Cristo. Como Corredentora, ela cuida que nenhuma gota de seu preciosíssimo sangue seja derramado em vão.
A partir dessa nossa história e da vivência que hoje temos como Jufem SA renovamos nossa bandeira ampliando seu símbolo, como pode-se ver nas fotos da bandeira:

– no alto está o símbolo da Santíssima Trindade: Deus Pai nos vê, nos ama e precisa de nós;
– o Santuário Tupãcyrendá é representado pela Tenda: a Mãe de Deus nos acolhe, transforma e envia como instrumentos para a nova evangelização;
– o lírio enlaçado na cruz: o lírio puro nasce da cruz e a ela se enlaça para, como Maria, anunciar e levar Cristo ao mundo.
Encontros, reflexões, oração, sacrifícios, peregrinações ao Santuário e muito trabalho foram os passos que seguimos para conquistar a nossa nova bandeira. À alegria de apresentá-la agora queremos unir nossa gratidão às gerações que nos precederam e deixaram como herança o símbolo do lírio enlaçado na cruz e o testemunho de fidelidade ao ideal da Jufem de ser, como Maria, “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”.
Estaremos presentes no Bote Fé com a nossa linda bandeira!
Juventude Feminina de Schoenstatt, Santo Ângelo, RS

Graziele Copetti, Coordenadora
Ir. M. Rosangela, Assessora

 


1 Comentário em "JUFEM de Santo Ângelo (RS) conquista sua BANDEIRA!"

  1. FABIO LUIZ LIMANA | 7 de maio de 2015 at 18:52 | Responder

    Boa tarde,

    Me chamo Fábio, fui membro e coordenador do JUMAS em Santo Ângelo. Atualmente estou na Bahia.
    Gostaria de parabenizar vocês pela conquista da bandeira. Que Maria as de forças para seguirem firmes no Movimento, conquistando novas jovens para a JUFEM e tornando este ramo de nosso Movimento cada vez mais forte.

    abraços,

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*