Jufem do Tabor da Liberdade tem seu 1º Encontro em 2012

Jufem em seu primeiro encontro do ano!

Os símbolos da JUFEM e a Rainha da Promessa estiveram presentes

No primeiro final de semana de março, a Jufem do Santuário Tabor da Liberdade se reuniu para o primeiro Encontro do ano que tinha como tema: “Ou avançamos ou retrocedemos…” (J. Kentenich – Documento de pré fundação).

Vinte e cinco jovens de grupos de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Itabira e Confins se reuniram para compartilhar os anseios da Jufem para 2012.

Jufem em seu primeiro encontro em 2012!

O Encontro começou com uma oração no Santuário, dirigida por nossa assessora, Ir. M. Shaiane, que veio do Rio de Janeiro especialmente para este Encontro. Após a oração fizemos uma apresentação, pois temos grupos novos e nem todas se conhecem ainda.

Dirigimo-nos para o local do Encontro onde a Ir. M. Shaiane apresentou a programação. Como neste dia estávamos recebendo a visita do Símbolo da Jufem e da Rainha da Promessa o primeiro tema apresentado foi sobre ele, com o título “Ele está no meio de nós”. Quem recordou e também apresentou para as novatas o significado do símbolo e nosso Ideal foi a Luciana Torres, ex-dirigente de ramo que acabou de chegar de Schoenstatt. Luciana fez intercâmbio em Portugal pela faculdade e teve a honra de passar vinte dias em Schoenstatt e conhecer o Santuário Original.

Após a explicação do símbolo tivemos um momento de confraternização com um lanche. Retornando do lanche, as meninas se reuniram em três grupos para responder algumas perguntas relacionadas ao Símbolo, e como vivenciarmos no dia-a-dia o nosso ideal de ser “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo.”

O segundo tema “Eu vou e você?” apresentado pela Ir. M. Shaiane nos colocou a par da JMJ 2013 e o Encontro Internacional da Jufem. Depois as meninas foram liberadas para um momento livre antes da Missa e as dirigentes se reuniram com a assessora.

As meninas participaram da Missa na paróquia, e puderam mostrar o símbolo para a comunidade. Para o jantar, o cardápio oficial da Juventude: cachorro quente. Após o jantar Cantata em frente ao Santuário, muita animação e alegria. Oração da noite no Santuário e hora do banho e de dormir.

Missa na Paróquia acompanhada pela Jufem

No outro dia, as meninas se reuniram no Santuário para a oração da manhã e depois tomaram o café da manhã juntas. As jovens de Itabira chegaram somente no domingo de manhã.

O primeiro tema do domingo foi: “Filialidade – Lírio do Pai!”. A dirigente do grupo Estrelas enraizadas no puro amor do Pai, de BH, Elisângela Izidora, foi quem deu o tema. Ela fez um resgate do ano da filialidade (2011).

Então chegou a hora do lema do ano. A dirigente de ramo Poliane Aparecida Bôsco, apresentou para as jovens o tema“ Filha da Imaculada, sê heroicamente livre”. Ela aproveitou para contar da experiência em participar da escolha de um lema e da semana de trabalho para elaboração do material da JUFEM.

Após a apresentação de um trabalho em grupo sobre a vivência do lema, as jovens foram para o almoço. Após, as dirigentes se reuniram com a assessora enquanto as outras jovens assistiram ao filme “Um amor para recordar”.

Após o filme, o grupo de Itabira fez uma dinâmica de acolhida para o novo grupo de Jufem, do bairro de Tavares em Confins.  As jovens rezaram a oração final do Encontro em frente ao Santuário.

As 15h a Jufem participou da Santa Missa na tenda do Santuário. O Pe. Lourival Felipe Soares, reitor doSantuário, convidou as jovens para carregar uma cruz durante a homilia, por ocasião da quaresma. E dirigiu-se especialmente a Jufem agradecendo por, neste tempo de perda de valores, abraçarem um ideal.

Novamente as meninas apresentaram o símbolo a comunidade. A Jufem Poliane passou o símbolo e a Rainha da Promessa para o grupo de Tavares.

Após a missa, as meninas fizeram o tradicional grito de guerra, subiram ao Santuário para uma foto oficial e encerraram o Encontro com um lanche.

Agradecemos todas as bênçãos que recebemos durante este encontro.

 

 

Por: Poliane Bôsco

Seja o primeiro a comentar em "Jufem do Tabor da Liberdade tem seu 1º Encontro em 2012"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*