Jufem Regional Sul marca presença no Congresso de Outubro 2018

No final de semana dos dias 19 a 21 de outubro, as lideranças da Família de Schoenstatt do Regional Sul, reuniram-se para o célebre Congresso de Outubro. O encontro ocorreu como em todos os anos, em Santa Maria, sob a sombra do primeiro Santuário Filial do Brasil – Santuário Tabor, em que nosso querido Pai e Fundador esteve presente. Neste ano, a Jufem Regional Sul foi representada por 8 meninas dos diversos locais: Andressa Jacobi e Thaiana Dias (Diocese de Santo Ângelo), Elisa Rothe e Vitória Mattos (Arquidiocese de Porto Alegre), Gabrieli Capra, Mayara Oliveira e Yana Barbosa (Diocese de Frederico Westphalen) e Maria Clara Lovato (Arquidiocese de Santa Maria).

As jovens, juntamente com toda a Família de Schoenstatt, foram impulsionadas pelo lema: “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”. Durante esses dias de congresso desfrutaram da temática da Santidade e da Filialidade Heroica. Com isso, no segundo dia, tiveram a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre a santidade da vida diária, por meio de uma palestra proferida pelo Pe. Gil Raul Pereira Júnior, da Diocese de Rio Grande, a seguir houve um painel para debate com temas sobre: o 31 de maio – Pe. Clodoaldo Kamimura, Filialidade Heroica – Ir. Maria Aparecida Gehm, Vida do herói José Engling – Victor Pegoraro e Willian Nunes (Jumas) e Santidade de todos os dias – Lidia Demeneghi (Liga de Mães).

Dentre as inúmeras vivências acerca destes temas, com certeza um momento providente marcou este congresso, quando os jovens presentes tiveram a oportunidade de testemunhar sua vivência de santidade diária diante da realidade ideológica em que se encontram no cenário da educação, seja no ensino médio ou superior público/privado. O momento que não estava previsto, foi de grande importância, pois será refletido ainda mais, como Família, o papel da santidade da vida diária nestes ambientes, em que os jovens são desafiados dia a dia, a nadar contra a corrente e viver essa vida de santidade e filialidade heroica. O momento ressaltou ainda mais a importância de se falar e pôr em prática diante de nossa realidade, os temas debatidos durante o Congresso.

Além do mais, a Juventude Apostólica marcou sua participação na vivência sobre a coroação da Mãe como Rainha da Filialidade Heroica, o 31 de maio e Monumento dos Heróis, realizada no sábado à noite. Após este momento, todos foram até o Santuário, e unidos, coroamos a Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica, entregando a coroa e o cetro. Diante deste momento, como Juventude Feminina de Schoenstatt, com certeza no silêncio de nosso coração, a Mãe novamente recebe a nossa pequena coroa RTA. Reafirmando o nosso compromisso de vivermos como pequenas filhas lírios que se comprometem a viver a santidade diária e sermos filhas heroicas do Tabor.

Nossa missão de ser: “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”, foi renovada a cada instante deste congresso, pois sabemos que temos essa missão e que poderemos cumpri-la se estivermos convictas de que vivendo essa vida de santidade e nos colocando sempre como filhas heroicas, seremos a pequena Regina Ter Admirabilis que assume em nossa fronte a coroa RTA. A Gabrieli e a Elisa expressam o que foi pra elas ter participado deste Congresso.

“Participar do Congresso de Outubro é sempre muito bom, mas este ano o Congresso foi ainda mais produtivo. A juventude teve uma grande participação, somando aos temas que falavam sobre radicalidade e santidade, pude ficar com a chama de Schoenstatt mais acesa em mim. Estar com toda a Família que apoia a juventude e fazer parte de algo que aspira sempre ao maior, me fez sair com a certeza de que aqui é o meu lugar, e mais disposta ainda a passar o que aprendi para minhas dirigidas, buscando renovar a essência da Jufem e servir como instrumento para o Reino de Deus”. Gabrieli Capra – Diocese de Frederico Westphalen-RS

“Eis que estou à porta e bato”, essa é a resposta para mim dessa vivência que tivemos no Congresso de Outubro. Jesus, que foi o Filho heroico de Deus, está à porta do nosso coração, batendo constantemente para sermos fiéis ao seu chamado e seguir como Ele em santidade e heroísmo. Para nós, que queremos ser reflexo desse Tabor e transmitir a pureza de nosso ser, assim como a Mãe de Deus, precisamos vencer diariamente as ciladas que estão bem em nossa frente, nos cercando de ideologias para matarem toda nossa dignidade feminina! Precisamos ter força para ficar ao pé da Cruz de Cristo, lembrar-nos que nosso Pai e Fundador e os jovens heróis também enfrentaram batalhas da época e com heroísmo conquistaram todas as virtudes por Schoenstatt. Além de nos fazer pequenos com humildade e simplicidade assim como Maria fez, mesmo sendo Mãe de Deus, também precisamos buscar no carisma do Pai e Fundador a força para carregar a nossa Cruz. O Congresso de Outubro não só apresentou com clareza nossas batalhas, mas nos mostrou que somos família e estamos juntos em união pela Santidade na Filialidade Heroica”. Elisa Rothe – Arquidiocese de Porto Alegre -RS

Juventude Apostólica expondo sua vivência de Santidade no meio acadêmico

Participação dos Jovens na Vivência

Jufem Regional Sul

Foto Oficial do Congresso de Outubro – Regional Sul

Seja o primeiro a comentar em "Jufem Regional Sul marca presença no Congresso de Outubro 2018"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*