Jufem, você é desafiada a rezar o terço

Um casal, uma meta: conseguir muitos (muitos mesmo!) terços. Esses são Danusa e Gustavo Coelho, envolvidos na campanha “Rezei este terço por você”. Eles, que voltaram impulsionados da última Jornada em Madri, trabalham nesse desafio e também na organização do Festival Mariano que acontecerá durante a JMJ.

Rezando toda terça-feira via skype, e também se reunindo em paróquias, o projeto já conseguiu mover muitas pessoas a parar um momento e rezar por um peregrino da Jornada – uma iniciativa simples e simbólica, que tem um traço bastante ousado.

Danusa pertenceu à Juventude Feminina de Niterói, e hoje segue junto do marido na Liga das Famílias. Ela conversou com a Jufem Brasil e contou como estão os preparativos para o grande encontro mundial dos jovens com o papa, lá no Rio de Janeiro.

Como surgiu a ideia da campanha “Rezei este terço por você”?

Foi uma inspiração vivida em Madri. Na verdade nós voltamos da última Jornada com uma espécie de frustração, já que as famílias da Espanha iam preparar os terços e não deu certo. Então nos perguntamos “por que a gente não faz uma campanha para que as pessoas rezem esse terço aqui no Brasil?”

O que vocês buscam com os terços?

A ideia primeira é de mobilizar as pessoas pela JMJ, mostrar uma forma concreta em que todo mundo possa ajudar. O terço é uma oração essencialmente mariana, uma oração muito completa, e quem melhor do que nós, schoenstattianos, para incentivar as pessoas a rezá-lo? Outro ponto é mostrar que o terço não é uma oração só de velhos, que só as vovós rezam, mas que também os jovens podem tomar isso para suas vidas.

Algo muito bom é que é uma iniciativa bastante simples e bem significativa, e não necessita de recursos materiais, você pode se empolgar e ajudar a Jornada sem ter que gastar inclusive.

Já tem uma ideia de quantos terços chegaram?

É difícil ter um número específico agora. Na última vez que contamos estava em torno de 30 mil. Mas todos os 22 santuários de Schoenstatt do Brasil se comprometeram a enviar pelo menos 10 mil terços cada um.

O que será o Festival Mariano?

Esse é um evento oficial da Jornada, organizado por nós do Movimento e por outras comunidades de espiritualidade mariana, a ideia partiu de nós. Todos os peregrinos da JMJ, não só de Schoenstatt como também de outros movimentos, serão convidados a participar no dia 24 de julho, quarta-feira, que seria o dia livre dentro da programação da Jornada, a partilhar conosco desse momento. Será na catedral do Rio de Janeiro, um ponto turístico e bem amplo, já que estamos esperando bastante gente.

O casal Gustavo e Danusa

 

O que podemos esperar do Festival Mariano?

Vamos contar com a presença do jumas e da jufem; teremos música, oração, terço – os terços doados serão distribuídos lá. Também vamos falar sobre a Aliança de Amor, para não perder nossa identidade, e ao final iremos coroar a Mãe de Deus como Rainha da Jornada.  É um momento para partilhar das nossas vivências com os outros peregrinos e também para estarmos juntos como família.

O que você pode falar da preparação para a JMJ?

Quem está organizando a recepção do Movimento aqui é a família de Schoenstatt de Niterói. Eles estão super felizes. A localização que todos irão ficar é muito boa, porque a Jornada se estende também em Niterói, então terão palcos por lá. Nós temos um bom contato com os voluntario internacionais que já chegaram, e estamos todos trabalhando pra que seja um evento incrível.

Também estamos muito empolgados com o novo papa, Francisco, que já chegou nos cativando. Além de tudo ele é mariano e foi uma benção ter um papa da América do Sul.

Têm algo a dizer para a Juventude Feminina?

Espero que todas estejam muito empolgadas, que elas possam participar desse encontro como uma oportunidade de se animar. Que essa fé, essa força, consiga servir pra outros momentos de suas vidas, não só a vida de igreja, mas também os estudos, a família, o namoro. Que seja um momento de renovação de cada uma. Quero dizer que estou com saudades da jufem, que foram anos muito importantes e preciosos da minha vida. A Mãe de Deus é um espelho pra nós como mulher, como esposa, como mãe.

 

A jufem também é convidada a rezar:

Envie seu terço para:

Estrada dos Bandeirantes, 13833, Vargem Pequena, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22783-117.

Ou entregue em algum dos santuários de Schoenstatt

E participe do terço, às terças-feiras 21:00h, via skype festivalmariano

Não deixe de curtir a página do “Rezei este terço por você” no Facebook

5 Comentários em "Jufem, você é desafiada a rezar o terço"

  1. Parabéns!! A iniciativa de vcs é linda!!!
    Eu contribui e vcs??!!! \o/

  2. Parabéeeeens! Adorei á idéia de vocês…. que a MTA derrame muitas benção, para que vocês consigam realizar não só esse objetivo, mais que ele seja estendido para tocar o coração de outras pessoas..

  3. Elaine Savergnini Martins | 12 de abril de 2013 at 3:47 | Responder

    Quando soube da campanha fui logo comprar os terços pra rezar, mandei 2 e estou com um aqui reservado apara rezar junto com o meu grupo e com certeza enviarei muitos outros ^^
    Que Deus continue abençoando essa iniciativa linda que vocês tiveram!!

  4. Parabéns pela iniciativa isso nos fortaleçera e a Mãe de Deus já está tocando muitos corações para a JMJ…. A Jufem de São Sebastiao do Paraiso MG já está rezando os terços…. é uma benção!!!

  5. Jaraguá está participando!!!! Ja temos 470 terços!!
    mas ainda vamos arrecadar mto mais!!!!
    A Liga das Famílias está nos ajudando muito em tudo que se refere a JMJ!!! prática e Espiritual!!!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*