Atibaia/SP

Cidade: Atibaia/SP

Regional: Sudeste

Fundação: 1973

 

O primeiro grupo de JUFEM surgiu em Atibaia no ano de 1973, um ano após a Inauguração do Santuário de Atibaia, que tem como missão “Permanente Presença do Pai”.

A década de 70, como relatam as jovens da época, foi marcada pela união dos grupos e crescimento tanto em número quanto em espiritualidade. Em 1979, a JUFEM Atibaia celebrou sua primeira Aliança de Amor. Uma jovem desta geração relata: “Aprendi na “escola do Santuário” os verdadeiros valores de uma jovem que luta para ser lírio no mundo, pela pureza, pela nobreza, no trato com os outros, em meu modo de ser e agir.”

A década de 80 teve como marco o Jubileu de Ouro da Jufem Internacional (50 anos), celebrado no ano de 1981, onde a Jufem Atibaia esteve presente e atuante no Encontro da coroação da Mãe como Rainha da Juventude Brasileira. Além disso, a Jufem de Atibaia promoveu outros encontros localmente em gratidão à fidelidade da geração fundadora. Novos grupos foram formados na cidade e neste período a geração da JUFEM sempre pedia que a MTA, como uma jovem relata: “enviasse mais jovens dos prados de Atibaia para o seu Campo de Lírios…”

Jufem Atibaia no ano de 1998, no Santuário da Permanente Presença do Pai

Na década de 90, a Jufem Atibaia cresceu quando três grupos formaram-se na cidade: Grupo Tabor,  Aliança Lirial e Coroa Viva. Em 1994 a Jufem da cidade corou sua Peregrina como “Rainha da Fidelidade” que até hoje continua peregrinando nos grupos da JUFEM Atibaia.  A marca desta época segundo as jovens era a fidelidade e abertura para deixar-se formar.

Nos anos 2000, a Jufem passou por diversas transformações, com grupos novos formados de meninas vindas das Apóstolas Luzentes de Maria e muitas Alianças de Amor na JUFEM. Uma representante da JUFEM Atibaia esteve em Roma, na Jornada Mundial da Juventude e também em 2005, em Colônia; e pôde estar no Encontro Internacional da Jufem na Alemanha em 2000. Esta década foi marcada por um espírito de muita alegria e sacrifício na JUFEM, com as “Jornadas” que foram realizadas em Atibaia, como Encontros Anuais do regional Sudeste. Além disso, a Jufem Atibaia sempre esteve trabalhando com as Apóstolas Luzentes de Maria.

Em 2006 formou-se o grupo “Espelhos de Maria”. Este ano também foi marcado pela visita da coroa da Rainha Lirial e a Rainha da Promessa.

Em 2007 a Jufem pôde participar muito ativamente dos preparativos para o Festival da Juventude no Santuário, para acolher os jovens de Schoenstatt que iriam se encontrar com o Papa em Aparecida.

Jufem Atibaia no ano de 2010, no Encontro Nacional em Santa Maria (RS)

Jufem Atibaia no ano de 2010, no Encontro Nacional em Santa Maria (RS)

 

Em 2008, a Jufem Atibaia lançou-se ao apostolado de maneira bastante intensa, com o círculo da Aliança (Projeto Aliança 10), no qual surgiu um grupo de JUFEM, e outros projetos como o “Movimentando a Vida” e a tradicional “Conquista da Montanha”. Os últimos anos foram marcados pela presença da JUFEM no X Encontro Nacional realizado em Santa Maria, em 2010, que foi um momento de muitas graças! Atualmente somos em dez consagradas e, quinze apóstolas luzentes, batalhando para que o Reino da Juventude cresça em espírito e qualidade!