Londrina/PR

Cidade: Londrina/PR

Regional: Paraná

Fundação: 18/10/1940

 

Em 18 de Outubro de 1940, em Londrina foi fundada a Juventude Feminina de Schoenstatt no Brasil, com 2 grupos.

Em 20 de Abril, o Pai e Fundador deu sua primeira conferência à Juventude Feminina. Esta hora de graças foi coroada com o Lançamento da Pedra Fundamental do Santuário de Londrina pelo Pe. José Kentenich.

No ano de 1951, começou um período muito difícil para a Obra de Schoenstatt, com o exílio do Fundador. A situação se agravou sempre mais, sendo proibidas até mesmo as reuniões e quaisquer atividades do Movimento. As lutas e sofrimentos foram aumentando, ate que no dia 19 de Março de 1954, o Santíssimo Sacramento foi retirado do Santuário e foram proibidas as visitas a este lugar sagrado.

A Juventude, nesse clima de dificuldades e lutas, se propôs a ser “fermento na massa”, para a fecundidade de Obra. Como não se podia nem mesmo falar a palavra “Schoenstatt”, a juventude escolheu um outro nome para poder continuar seu trabalho. Elas se chamaram “Juventude Nova”.

Foi neste idealismo de luta e conquista que a Mãe de Deus formou heroínas, como podemos ver em nossa Maria Regina Tokano, que é para nós um grande modelo de Santidade nos dias atuais. Formada e educada no Santuário da Esmagadora da Serpente de Londrina, sua vida foi aceita pela Rainha de Schoenstatt em 5 de Julho de 1966, como semente fecunda para o crescimento e florescimento da Obra.

Como preparação dos 25 anos da vinda do Pai e Fundador ao Brasil, em 1972, expressando a corrente de pureza que perpassa todos os corações, a Juventude de Londrina elaborou seu símbolo: a Bandeira Lirial. Ela é a expressão de toda a vida que perpassa na Juventude e a sua aspiração de conquista sempre maior.

A herança de Regininha é o grande tesouro da Jufem Londrina. Com a colocação de seu nome no Monumento dos Heróis, em Maio de 1978, iniciou-se uma grande corrente no sentido da conquista do espírito que ela deixou. Regininha une toda a Juventude do Brasil no anseio de que a Mãe de Deus, a partir de seu Santuário, forme sempre mais jovens santas e autênticos caracteres marianos.

A preparação ao Jubileu de Ouro (1981), e a do Jubileu de 60 anos da Jufem Brasil em Londrina no ano 2000, resultou num maior empolgamento e consciência de missão como Juventude Feminina de Schoenstatt de Londrina.

No decorrer dos anos, muitas jovens de Londrina e universitárias da região que participam da Jufem Londrina, consagraram seu coração a MTA, assumindo a herança deixada por nosso Pai e Fundador.

Atualmente a Jufem Londrina conta com 6 grupos de Apóstolas Luzentes de Maria e  aproximadamente 40 membros na Jufem – uma coroa de lírios – que luta e aspira, para que a Rainha dos Lírios se torne realmente Rainha dos jovens do Mundo inteiro.