Santa Cruz do Sul/RS

Cidade: Santa Cruz do Sul/RS

Regional: Sul

Fundação: 11 de novembro de1968

 

Em 1968 foi o ano da morte do fundador, Pe. José Kentenich. Em outubro/ novembro deste mesmo ano chegou a notícia de que o símbolo do Pai seria levado pelo mundo nos lugares onde existia movimento de Schoenstatt, por isso, também viria a cidade de Santa Cruz do Sul. Pensou-se então que para este acontecimento deveria ser formado um grupo de Juventude Feminina de Schoenstatt, pois só havia grupo de casais e apóstolos.

A primeira reunião aconteceu no dia 11 de novembro de 1968. Outras se sucederam, mas, a preparação para a vinda do símbolo do Pai, que seria nos dias 1 e 2 de fevereiro de 1969, iniciou somente em janeiro. Então, na reunião do dia 13 de janeiro foi escolhido o nome para o grupo, Lírios do Pai.

Depois da vinda do símbolo do Pai, o grupo cresceu e começou a participar dos encontros regionais, inclusive os nacionais. Este grupo foi preparado e selou a Aliança de Amor, e outros sucederam.

Havia épocas em que a juventude contava com poucas integrantes, e, por vezes muitas, mas o grupo nunca foi interrompido. A JUFEM de Sta. Cruz teve participação ativa na preparação e inauguração do santuário, que ocorreu em dezembro de 1977.

Em 2008 a JUFEM celebrou os 40 anos da JUFEM em Santa Cruz. O grupo participou do Encontro Nacional em 2010, e em 2011 sete meninas se preparam para participar da JMJ em Madri.