Santo Ângelo/RS

Cidade: Santo Ângelo/RS

Regional Sul

Fundação: 1965

 

A Juventude Feminina se tornou cofundadora do Movimento Apostólico de Schoenstatt na diocese de Santo Ângelo, juntamente com a Juventude Masculina, sob a com a orientação da Ir. Maria Áurea Dotto. Em 1966 as palavras do Pe. Menningen, ao visitar Santo Ângelo, tornaram-se o “Documento de Fundação” do Movimento naquela diocese: “A Mãe de Deus chama essa Juventude a fim de torná-la a geração fundadora”. Nesse mesmo ano surge o segundo grupo da cidade.

Primeiro grupo de Jufem em Santo Ângelo

Primeiro grupo de Jufem em Santo Ângelo

Em 1968 surge o “Santuário-porão”, lugar encontrado pela Juventude Masculina e Feminina para realizarem as atividades do Movimento.

A primeira Aliança de Amor da JUFEM de Santo Ângelo aconteceu em 1974. As jovens tinham como ideal ser um “Santuário Vivo”.

No ano de 1990 a JUFEM de Santo Ângelo descobre seu símbolo: “O lírio enlaçado na Cruz missioneira”. Esse símbolo representa nossa missão de viver como lírio no mundo expresso através das palavras de nosso Pai: “o lírio nasce da cruz”. Além disso, o fato de Santo Ângelo situar-se numa região missioneira, de grandes mártires, fez com que as jovens assumissem a missão: assim como os mártires deram a vida pelos povos missioneiros, a JUFEM quer empenhar sangue e vida pela obra de Schoenstatt.

Desdo o ano 2000 a JUFEM de Santo Ângelo vem enfrentando dificuldades, porém não perdemos a confiança na Mãe de Deus e a fé de que temos uma missão na Terra Missioneira, onde ela se estabeleceu no Santuário Tupãcyrendá – Tenda da Mãe de Deus – no ano de 1996.

Atualmente contamos com dois pequenos grupos. Temos uma jovem em Entre-Ijuís que já selou sua Aliança de Amor, 5 jovens em Santo Ângelo preparando-se para sua Aliança e um grupo de JUFEM e Apóstolas da Aliança que estão iniciando sua caminhada em Schoenstatt. Ao todo, somos em torno de 20 jovens e adolescentes.