São Bernardo do Campo/ SP

Cidade: São Bernardo do Campo/SP

Regional: Sudeste

Fundação: 10 de maio de 1998

São Bernardo do Campo:

Em 21 de Abril de 1998, após uma visita ao Jaraguá, as jovens de São Bernardo do Campo voltavam com a certeza de que iriam iniciar em Schoenstatt. Este novo Movimento traria muitas mudanças suas vidas.

No dia 10 de Maio de 1998, decidiram formar o primeiro grupo de Juventude Feminina de Schoenstatt de São Bernardo, em Ferrazópolis, o Grupo Fundador. Ele, por sua vez cresceu tão rapidamente que logo se dividiu, e assim nasceu o grupo Coração de Maria.

Estes primeiros grupos foram, aos poucos, conquistando novas jovens para o ramo, às Apóstolas, Liga das Mães… Assim, no mesmo ano nasceram os primeiros grupos de Apóstolas Luzentes de Maria, Luz do Reino e Reino Infantil.

Aos poucos a Juventude Feminina cresceu ainda mais, onde surgiram os grupos Mensageiras de Maria, Pequenas Marias e Ter Admirabilis entre os anos de 1999 e 2000. A união entre estes deu origem à Geração Primogênita de São Bernardo (fundada em 24 de Abril de 2004).

O primeiro grupo de Luz do Reino ganhou idade e novas jovens, dando início à Segunda Geração de São Bernardo com o grupo Servus Mariae (05 de agosto de 2001).

Logo adiante, sob o lema “Faça-se a Primavera Sagrada da Indivisa hoje” essa geração ganhou nova vida com os grupos Indivisa Christi, Ver Sacrum (2002) e Grupo Tabor (2003).

 Assim o Ramo foi amadurecendo, quando em 2007 nasce a Nova Geração em SBC. Na noite do Sábado Santo, passam para a Jufem meninas vindas do primeiro grupo de Luz do Reino (Apóstolas Luzentes), formando o Grupo 12 – doze como os Apóstolos. Lá começou para a Jufem de São Bernardo um novo tempo.

No mesmo ano, sob o lema “Aliadas ao Pai, o triunfo da Rainha depende de nós!”, nasce o Grupo 11, providencialmente iniciado no 65º aniversário do Segundo Marco Histórico de Schoenstatt trazendo à Jufem SBC uma “cara nova”. Em 2011 os dois grupos se unificaram em formação para Aliança de Amor.

 Neste espírito, a Jufem percebeu que a forma de viver a missão começa a mudar… Assim, entre 2008 e 2009 os grupos de dividiram organicamente entre Profissionais, Universitárias e Aliadas, de acordo com a geração, idade e fase de vida de cada jovem. Em 30 de maio de 2009 deu-se a fundação oficial das Universitárias SBC juntamente às Universitária de Ibiporã, festa vinculada à comemoração dos 60 anos do Santuário Cor unun in corde Patris (Jaraguá-SP).

No primeiro ano da corrente do Santuário nasce um novo grupo na Juventude Feminina: em setembro de 2011 a Mãe de Deus presenteia o ramo com o Grupo 13, novos lírios para florescer o jardim de São Bernardo.

Ao longo destes lindos anos de história, foram assessores da Jufem SBC: Pe. Mirek, Pe. Carlos (Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt); Senhora Lúcia, Senhora Rosana (Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt); Ir. Ana Maria, Ir. Eliza Maria e, atualmente, Ir. M. Franciane (Instituto Secular das Irmãs de Maria) – fundamentais para a atuação do Espírito Santo e reflexos da Mãe de Deus e do Pai Fundador para todas. Também participou da história da Jufem SBC o Pe. José Fernando (Inst. Sec. Padres de Schoenstatt), padrinho da Primeira Geração.

Hoje a Jufem SBC possui um álbum de fotos online (http://www.flickr.com/filhasindivisas) e um canal de vídeos (http://www.youtube.com/jufemsbc), ferramentas que utilizam para se comunicarem e compartilhar um pouco de sua história e vida!

Jufem SBC

Jufem São Bernardo alguns anos atrás

Jufem SBC

Jufem São Bernardo (atual) com a assessora Ir. Franciane