Quem somos

Nós somos a Juventude Feminina de Schoenstatt do Brasil. Somos um ramo que pertence ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, iniciado em nosso país no ano de 1940 e composto por jovens com idade acima de 14 anos. Os diversos grupos espalhados pelo Brasil buscam testemunhar nos mais diversos ambientes (escola, universidade, profissão, família, entre amigos) a dignidade feminina e os valores de uma juventude nobre, pura e livre.
A JUFEM está presente em diversos lugares do mundo, tal como na Argentina, Chile, México, Espanha etc. tendo seu marco inicial na Alemanha, do dia 15 de agosto de 1931. No Brasil estamos divididas em quatro regionais: Sudeste, Paraná, Sul e Nordeste, buscando a nossa unidade nacional.

Cada regional tem sua vida própria e borbulhante, e nós asseguramos a unidade como Jufem Brasil por nosso ideal nacional, descoberto em 1996: “Lírio do Pai, Tabor para o mundo“. Nele está presente toda nossa espiritualidade, aspiração e estilo de vida: viver o ideal “Tabor” que o próprio Padre José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt, presenteou ao Brasil; e caminhar buscando através de nossas atitudes e autoeducação a filialidade heroica, a pureza e a missão apostólica. Este ideal encoraja a cada uma de nós, da Juventude Feminina do Brasil, a sermos reflexos originais e autênticos da Mãe de Deus, a partir da Aliança de Amor e do carisma schoenstattiano.

O ramo é subdividido por idades. As menores da Jufem são as Apóstolas Luzentes de Maria. Dos 4 aos  14 anos, recebem formação própria e realizam diversas atividades que as ajudam a crescer na fé e a ser, como Maria, um sinal de luz, de alegria e de esperança no mundo.

Organizamo-nos em grupos, realizando diversas atividades tanto em nível local quanto regionalmente. Fazemos isto promovendo encontros, reuniões, missões, atividades apostólicas, entre outras.

 

Nosso Símbolo Nacional:


Breve Explicação do Símbolo

– Lírio: Representa a Mãe de Deus, como nosso grande modelo de vida, Lírio perfeito. A cor do lírio é o branco, símbolo de nossa pureza.

– Raios, em forma de Cruz: Os raios são os reflexos da luz de Deus, o Cristo transfigurado no Monte Tabor. Os raios em forma de cruz também nos lembram os congregados heróis de Schoenstatt. Assim como eles, queremos aceitar nossas cruzes pessoais, vendo também nelas o plano de amor de Deus em nossas vidas.

-Santuário: Nosso lar, berço de santidade dos schoenstattianos e das pessoas que dele se aproximam. O Santuário é a morada da Mãe de Deus. Todos os Santuários de Schoenstatt têm a missão de ser Tabor. Assim como no Tabor histórico foram revelados as glórias de Cristo, no Santuário de Schoenstatt devem ser manifestadas as glórias de Maria.

– Mapa do Brasil e do Mundo: O mapa do Brasil representa a Juventude Feminina do país inteiro, unida por um mesmo ideal e empenhada por ser um grande e único canteiro de lírios. O mundo representa também a pupila do olho do Pai. Ele cuida dela com todo seu amor e vê nela a sua Juventude Feminina que se empenha pela grande missão Tabor a ela confiada. O mundo, o nosso país, são o nosso campo de ação, onde devemos agir e sermos testemunhas das glórias de Cristo e Maria.

-Símbolo de Deus Pai: Representa a presença de Deus em nossas vidas e a nossa experiência de sermos filhas amadas do Pai. Além disso, reconhecemos a ação da Santíssima Trindade no decorrer de nossa história como Juventude Feminina e a ação da Providência Divina em todos os tempos.

 

Jufem Brasil Encontro Nacional 2015 - Londrina/PR

Jufem Brasil Encontro Nacional 2015 – Londrina/PR

 

“Brasil, jovens unidas portadoras do Tabor! Assumimos, Pai, a missão e sua promessa de formarmos um único campo de lírios. Norte e Sul, coroa viva para ti!”