Juventude promove JMJ no Dia da Família de Londrina

No último domingo de abril, toda a família de Schoenstatt de Londrina reuniu-se em uma manhã celebrativa que iniciou com a Santa Missa. A juventude não ficou de fora! Todos os ramos estavam representados e puderam dar suas contribuições.

A “TV SCHOENSTATT ” nos deixou a par de notícias Rumo a 2014, como a visita da Peregrina Original por todas as dioceses do Brasil e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Ir. M. Sandra Maiesk proferiu a palestra com o tema “Sob a proteção de Maria queremos aprender a autoeducar-nos”. O assunto foi bastante proveitoso, especialmente, para a Juventude Feminina ali reunida, no ano em que nos aprofundamos na busca do ideal da pureza, com o lema “Filha da Imaculada, sê heroicamente pura.”

É sabido por todas nós a importância da autoeducação. Neste sentido, as palavras ditas pela Irmã reforçaram em nós que devemos QUERER DE VERDADE nos autoeducar, como nos disse nosso Pai e Fundador “Ao ler a biografia de um santo temos que decidir sempre a cumprir meus deveres da maneira mais perfeita.”

Lembrou-nos, também, que devemos ser os santos de nosso tempo, vivendo a santidade em nossa vida diária. Devemos ainda, APRENDER A EDUCAR-SE, mais uma vez utilizando as palavras de nosso Fundador, “Precisamos aprender também de modo prático, pondo mãos a obra todos os dias e em todas as horas.”

Outro cuidado que se extrai para nossa juventude é a preocupação de nosso querido Pe. Kentenich, já em 1912, quando disse que não devemos abandonar os meios tecnológicos, contudo, não podemos  permitir que eles nos dominem, não se pode conceber  que tais meios nos escravizem. Eles estão ao nosso serviço e não o contrário. O equilíbrio é parte da santidade.

Assim, para construção de nosso caráter, nossa autoeducação deve estar sempre SOB A PROTEÇÃO DE MARIA, na qual nos colocamos livremente e aceitamos nossa Mãe Maria, como nossa mais querida educadora. Restando ainda um conselho, para que cada vez mais rezássemos a oração “Ave-Maria por tua pureza…” pedindo a Mãe que eduque nossos corações e nos permita viver como caracteres livres.

Ao final do encontro, tivemos uma vivência preparada em conjunto pela Juventude Feminina e Masculina, levando a todos os presentes um pouquinho do que são as jornadas mundiais, as músicas, as caminhadas e as catequeses.

Relembramos todos os lemas que fizeram milhões e milhões de jovens  peregrinarem pelos mais diversos lugares, em um mesmo ideal de proclamar a fé em Cristo. Sem dúvida, foi um momento muito  bonito, em que apresentamos as nossas famílias ali presentes os motivos que nos levam a querer participar deste momento tão especial, que teremos a graça de ser na cidade do Rio de Janeiro, em 2013.

Nosso país se prepara para esta Jornada Mundial da Juventude, mesmo antes do anúncio oficial proferido pelo Papa na JMJ de Madri. Nossa juventude também se prepara para receber todos os jovens schoenstattianos que virão ao Brasil no próximo ano e gostaríamos de poder contar com a ajuda de toda a família de Schoenstatt.

Por: Bárbara Garcia / Londrina (PR)

 

Seja o primeiro a comentar em "Juventude promove JMJ no Dia da Família de Londrina"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*