Lírio do Pai, torna-te pequena regina ter admirabilis!

O segundo dia de encontro foi a vez de aprofundar o lema do ano. Após a oração da manhã, as jovens se reuniram novamente no ginásio onde tiveram uma palestra com o tema “Lírio do Pai, torna-te pequena regina ter admirabilis!”.

Irmã Lidiane Francisconi, assessora da Jufem Sudeste, conduziu o tema, iniciando com as palavras do Pai e Fundador “Estamos diante de um tempo que exige de nós novas conquistas. Nossa Juventude Feminina quer ir para fora e conquistar um mundo novo!”.

DSCN0244 (1024x768)

Para isso, porém, é preciso que as jovens sejam muito conscientes da missão que carregam.

Torna-te quem tu és…

O lema do ano, discutido em tantas reuniões e tantas vezes ao longo dos últimos meses ganha um novo olhar. “Que tipo de pessoa, de mulher quero ser?”, pergunta a assessora.

Ir Lidiane recorda a importância de encontrar um sentido para a vida, uma razão para qual lutar e em que acreditar. Com base nas palavras do Papa Bento XVI, recorda a importância do sentido da vida para juventude “Jovem não tem medo  de desafio, tem medo de uma vida sem sentido”.

A partir do momento que as jovens descobrem quem são e em que acreditam, a vida tem sentido. E quem elas são?

Mulheres, autênticas  mulheres, que pertencem a um Rei e a uma Rainha.

“Nasci para algo de grande! Para subir sempre mais ao alto. Eu sei em quem acredito e a quem eu pertenço! Eu acredito na minha Rainha, minha RTA, no meu Rei, Jesus. Eles são referência para mim, é a eles que eu pertenço, que eu sigo!”, frisa a assessora.

Torna-te regina ter admirabilis

10542883_732450733479412_156351395_o

A Coroa RTA (Regina Ter Admirabilis – Rainha Três Vezes Admirável) recorda também 3 virtudes de Maria. Cada letra, em alemão, corresponde a uma virtude da Mãe. Assim, ao tornarem-se pequenas reginas ter admirabilis as jovens assumem também o compromisso de viver as virtudes da Pureza (Reinheit), Fidelidade (Treue) e Nobreza (Adel).

PUREZA

“A atitude lirial, o clima de pureza deve ser o grande valor de nossa vida, o que estimamos acima de tudo” (Pe. José Kentenich)

Viver a pureza nos dias de hoje é um grande desafio. Ir. Lidiane recorda “A pureza requer aprendizagem do domínio de si”.

FIDELIDADE

“A fidelidade é a comprovação do primeiro amor. Precisamos de pessoas com convicções profundas. Quem não está profundamente convicta de sua fé, de sua Igreja e de seu ideal vacila com qualquer ventinho contrário”, lembrou Ir Lidiane.

Uma dica valiosa é dada às jovens: nos momentos de provações e dificuldades cultivar a vida de oração. A cada manhã, cada noite: renovar a Aliança de Amor.

NOBREZA

A nobreza é outra característica da Pequena Maria: “Todas nós temos ‘sangue azul’, que é o nosso Batismo e nossa Aliança de Amor. Somos da nobreza. Todas nós possuímos uma coroa, portanto somos rainhas”, explica a assessora.

E para esta virtude o próprio Pai Fundador ensina o que deve ser feito: “Reina aquela que serve!”.

Servir é a expressão mais autêntica e própria do ser mulher, como a Mãe de Deus “Eis aqui a serva do Senhor!”.

Das nossas misérias, o trono da Mãe

A missão de se tornar uma pequena regina ter admirabilis não é fácil, mas a Mãe reconhece os esforços de suas filhas. Ir. Lidiane encerra sua palestra lembrando da importância de não desistir “Toda a nossa pequenez pertence ao nosso Rei e nossa Rainha. Nós, por nós mesmas, não conseguiremos nos tornar reginas ter admirabilis, Eles têm de fazer isso por nós! Por isso nos presenteamos a eles!  Na verdade somos reginas ter miresabilis”, frisou.

Conscientes da grande missão a que foram chamadas, as jovens não desanimam. Com muito entusiasmo aplaudem o término da palestra e assumem o compromisso de lutar a cada dia para se tornarem dignas da coroa RTA, herança do próprio fundador.

Uma pequena regina ter admirabilis em saída…

Depois do almoço é hora de colocar tudo que foi ouvido na palestra em prática. Divididas em temas, as jovens participam de oficinas onde discutem como viver o ideal e serem pequenas reginas ter admirabilis em diversas situações: na escola, balada, casamento, redes sociais,  vocação, universidade, horário espiritual, ideal pessoal,  amizade, vínculos e no trabalho.

Dicas do Papa Francisco

DSCN0288 (1024x768)

Após a oficina é a vez de se reunirem para ouvir o segundo tema do dia: as palavras do Papa Francisco para Juventude de Schoenstatt. Duas jovens de Santa Maria aprofundaram os conselhos que o Papa deixou para juventude durante a audiência de 25 de outubro de 2014.

As três chaves para viver bem a Juventude e atrair mais jovens a Cristo são: TESTEMUNHO, ORAÇÃO e SAIR!

A Jufem apresenta alguns de seus projetos apostólicos e em seguida são divididas para os trabalhos em grupo. O objetivo principal é descobrir como viver o “Tabor para o Mundo”, ou seja: como levar o ideal para o dia a dia.

Após os trabalhos acontece a Santa Missa, mas a programação continua….

Seja o primeiro a comentar em "Lírio do Pai, torna-te pequena regina ter admirabilis!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*