Mundo Profissional – Gestão Ambiental

Olá meninas, nos cum prole pia…

Chamo-me Julia, tenho 19 anos, sou da Jufem Jaraguá desde 2013 e fui convidada a contar um pouco da minha área profissional – Meio Ambiente.

Desde pequena demonstrei um interesse pela área ambiental. O 1º plano era ser professora de Biologia, que por sinal era minha matéria preferida na escola, mas houve alguns desvios no meio do caminho rsrs. Em 2011, participei de um curso que foi ministrado por uma ONG que tem vários projetos aqui no Jaraguá, inclusive um deles é no Abrigo Catarina Kentenich, uma vez por mês os voluntários desempenham atividades recreativas – pedagógicas com as crianças de lá. Uma das professoras deste curso era Bióloga, e sempre conversávamos sobre essa área e ela me incentivou e me ajudou bastante a decidir se era isso mesmo que eu queria. No segundo semestre de 2012, prestei o vestibulinho da ETEC – Escola técnica de São Paulo, para o curso técnico em meio ambiente. Fui aprovada, e conclui junto ao ensino médio em 2013. No mesmo ano, prestei alguns vestibulares, fui aprovada e em 2014 comecei a cursar a graduação tecnológica em Gestão Ambiental. O gestor ambiental deve unir seus conhecimentos na área administrativa ao campo das ciências do ambiente, a fim de minimizar impactos decorrentes de diversas atividades humanas. Em uma empresa, o gestor ambiental será responsável pela sustentabilidade.

Felizmente, graças a nossa Mãezinha, consegui um emprego na área. Desde janeiro (2015), trabalho com monitoria ambiental no Parque Estadual Jaraguá. Existe uma equipe de nove monitores, nós somos responsáveis por atender grupos escolares, levando-os nas trilhas e apresentando toda a história do parque. Além disso, executamos palestras e projetos de educação ambiental, fazemos a manutenção do viveiro de plantas, damos orientações aos visitantes nos finais de semana, entre outras atividades.

Aqui, tenho contato direto com o público, essa relação sempre tem alguns conflitos, sejam eles positivos ou negativos, como Lírio do Pai, tenho que saber discernir cada situação, e tomar as providências e decisões dignas.  Não é uma tarefa fácil, às vezes nos estressamos à toa, mas sei que a MTA sempre estará do meu lado, e como o disse o nosso Pai Fundador:

“Não te esqueças, pequena serva, de quem tu és e de que possuis uma coroa”

É isso meninas! Aguardo vocês aqui no meu cantinho!

1 Comentário em "Mundo Profissional – Gestão Ambiental"

  1. Parabéns Júlia por todo seu empenho em seu sonho e por buscar ser um lírio do Pai em todos os momentos, em seu trabalho, estudos! Lindo depoimento!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*