Retiro de Carnaval une Regional Sul e Nordeste

O Regional Sul foi e sempre será um Coração Vibrante!

Nos dias 28 de fevereiro a 02 de março de 2014, aconteceu em Santa Maria, à sombra do Santuário Tabor, abençoado pelo próprio Fundador Padre José Kentenich, o nosso Retiro da Jufem no Regional Sul.

Participaram 110 jovens das dioceses onde a Jufem está presente: Frederico Westphalen, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Porto Alegre. Mas também tivemos a alegria de contar com a participação de três jovens do Estado do Ceará, vindas da cidade de Fortaleza para fazer uma experiência vocacional no Juvenato, em Santa Maria. Além delas, outras jovens do Sul, que não participam diretamente da Jufem, estiveram conosco. Elas eram de Gravataí, Restinga Seca e São José das Missões.

Nos encontramos para o retiro com o objetivo de renovar nossa entrega à Mãe de Deus como Lírio do Pai, Tabor para o mundo e comemorarmos juntas o Centenário da Aliança de Amor. Claro que também aproveitamos a oportunidade para festejar um Carnaval alegre, divertido, empolgante, mas também nobre e puro.

 

 

JUFEM no Carnaval 2014

Um dos momentos fortes do Retiro do Regional foi a solene Vestição das Noviças. Na véspera pudemos ouvir como elas descobriram a sua vocação. Depois, fizemos uma vigília no Santuário rezando por elas. Ao final da vigília assinamos as folhas para a Cápsula do Tempo. Fomos dormir na expectativa pelo dia seguinte no qual poderíamos ver as seis jovens que receberiam o nome e a veste de Irmã.

Nossas Irmãs de Maria de Schoenstatt nos presentearam com essa graça, da possibilidade de estar presente com nossas irmãs de Aliança neste momento tão belo. A elas, nossos parabéns, e nossas orações. A Jufem toda as acolhe. Rezamos a Deus para que as protejam, que lhes deem força e coragem na missão confiada nas suas mãos!

Vocês deram seus Ita Mater! E a Jufem toda, as acolhe e as abraça!

 

Minha missão no mundo é: Com tua ajuda e amor, preencher-me de Deus, de Cristo… e dá-Lo logo aos demais. Essa é minha missão, levar Deus a todos os homens, mas eu o farei negando-me a mim mesma, para que Cristo e Tu atuem através de mim” (Bárbara Kast)

 

Na tarde do sábado ouvimos o testemunho de cinco mulheres do Movimento, de diferentes estados de vida, que nos contaram sobre a sua decisão por Schoenstatt. Foi um momento muito importante que nos ajudou a refletirmos sobre nossa própria vocação e nosso caminho em Schoenstatt após a Jufem.

No domingo, pela manhã tivemos uma palestra e a possibilidade de refletirmos sobre a nossa missão como Jufem, sobre como vivemos, na vida prática, as virtudes que representam para nós a coroa RTA: pureza, fidelidade e nobreza. Dessa forma nos preparamos para o momento culminante do encontro quando cada diocese recebeu a pequena coroa RTA para o seu Santuário. Ela é nosso presente jubilar e expressa o nosso ser “Coroa viva para a Igreja”.

Como forma de nos unirmos à entrega da coroa RTA que a Jufem Internacional realizará no dia 18 de outubro, cada jovem recebeu um cartão postal com a imagem do interior do Santuário Original e uma pequena coroa RTA em adesivo. No momento do envio cada uma pode realizar pessoalmente a coroação da Mãe na intenção especial que ela seja a Rainha da sua vocação. Foi uma hora de graças e agora sabemos que temos uma Rainha que nos ilumina e guia em nosso caminho!

 

Aproveitamos para, em nome de Toda Jufem Sul, agradecer a todas as pessoas que se empenharam para a realização de nosso Retiro da Jufem. Sabemos que sem o esforço de instrumento de cada um nos ‘bastidores’ este lindo encontro não seria possível. A MTA cuida perfeitamente e nos dá força para levar sempre a frente sua missão.

A nós, Juventude Feminina de Schoenstatt, nossa resposta de amor e gratidão.

2014 chegou.

“Quem senão tu? Quando se não agora? Onde se não aqui?”

Somos Coroa Viva para a Igreja.

O Pai nos pergunta, mais uma vez: Filha, vais comigo?

Sim, Pai, contigo heroicamente! Geração 2014.

 

Jufem – Diocese de Frederico Westphalen/RS

 


Diocese de Frederico Westphalen/RS

Disse o Padre Kentenich em uma conferência:

“… Aproveitamos também a ocasião para reconhecer, pela nossa parte, que todas as bênçãos que se derramaram sobre nós até agora, todas as bênçãos derramadas a partir deste pedacinho santo de terra, devemo-las agradecer à nossa Rainha, nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Ela deve ser levada no seu carro de triunfo. Nós caminharemos atrás do carro, ao lado do carro.

Assim é esta comunidade. E assim deve ser abençoada? Sim. Não experimentamos hoje esta bênção? Não é uma corrente de graças contínua que hoje nos inunda a todos? Sim, eu assumo tudo o que hoje estremece esta sala, o que estremece a terra de Schoenstatt e posso derramá-lo em bênçãos, então poderei dizer: todos nós, os que viemos aqui hoje, trazemos bênçãos, levamos bênçãos e queremos levá-las ao mundo.

1 Comentário em "Retiro de Carnaval une Regional Sul e Nordeste"

  1. Foi ótimo poder passar mais um final de semana com vocês, e muito especial também nesse retiro de carnaval, para mais uma vez unidas em um só coração, celebrar o centenário da aliança de amor!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*