Páscoa Jovem no Santuário Tupãcyrendá

preparando cirio fogo

O Movimento de Schoenstatt de Santo Ângelo, RS, foi agraciado, neste ano, com a primeira celebração do Tríduo Pascal no Santuário. Um presente para nós e para todos os peregrinos, especialmente a juventude. Foi algo inédito e nos surpreendemos como as participação das pessoas nos três dias.

A iniciativa de celebrar a “Páscoa Jovem” no Santuário partiu do Pe Rogério Rigo, que é o Assistente Eclesiástido do Movimento. O Setor Juventude da cidade de Santo Ângelo acolheu a ideia e todos os grupos prepararam a liturgia dividindo as tarefas. Ir. M. Lídia esmerou-se em preparar tudo, desde os paramentos, os vasos sagrados, arranjos, tudo de acordo com a Liturgia. Ficou celestial!

pava pes completo

Na Quinta-feira Santa os jovens configuraram o momento do lava-pés e emocionaram os participantes. O Coral Santo Anjo, da Catedral, coordenado pelo marista Irmã Bruno, cuidou dos cantos, o que deu um clima muito solene. Era lindo ver como eles tinham alegria em estar ali cantando na missa para os jovens e se esforçaram para dar um tom mais jovial para os cantos. Após a celebração da Ceia do Senhor, o Santíssimo foi transladado para o Tabernáculo solenemente ornamentado nos fundos da Tenda dos Peregrinos. Ali vários jovens permaneceram uma hora em adoração.

lavaopes irmao ricardo lavapes bianca lavapes grazi lavapes jumas adoracao pe adoracao grupos

Às 15h da Sexta-feira Santa iniciamos a celebração da Paixão. Havia um clima de profunda oração tanto no Santuário quanto na Tenda dos Peregrinos. Os Irmãs Maristas com os seus aspirantes configuraram a celebração. No início apresentaram um vídeo com cenas do filme “Paixão de Cristo” e a música de Roberto Carlos “O Homem”. Uma música muito bonita sobre a vida de Jesus, suas obras, Paixão, Morte e Ressurreição. Após o Evangelho um novo vídeo emocionou a todos. Eram cenas do mesmo filme, “Paixão de Cristo” com a música “O diário de Maria”. A letra da música era em primeira pessoa, como se a Mãe de Deus estivesse contando seu diário de vida com Jesus. Ela falava de seu “pequeno menino” que fora crucificado para a Salvação da humanidade. À noite todos os jovens participaram na procissão de Jesus morto, que na verdade foi uma via-sacra configurada pelos grupos de jovens. Essa procissão aconteceu na praça da Catedral. Eram mais de mil pessoas.

preparando o cirio fogo

Enfim, no grande Sábado Santo chegou a vez de nossa juventude de Schoenstatt configurar a liturgia, juntamente com o grupo da JUC. Estavam todos muito ansiosos, pois é uma celebração complexa e para alguns deles era a primeira vez que participavam de uma Vigília Pascal. Iniciamos na Taça de Engling com a bênção do fogo novo. Cada grupo de jovens havia preparado uma vela grande – como um círio do grupo.

acendendo cirio jufem acendendo o cirio  juc

Porcissao bandeiras

Ao primeiro anúncio da Luz de Cristo, os representantes dos grupos acenderam suas velas e iniciamos a procissão em direção à Tenda dos Peregrinos.

Lumen Christi

Ao segundo anúncio da Luz de Cristo os jovens começaram a passar entre o povo acendendo as velas, assim, quando chegamos à Tenda dos Peregrinos estava tudo iluminado, mesmo que as lâmpadas estivessem todas apagadas.

Entou-se, então, o Exute, anunciando a Páscoa. No momento do Glória quando foram acesas todas as luzes e velas do altar, um verdadeiro júbilo pascal resplandecia no rosto de todos. O entusiasmo era tanto que a juventude começou a bater palmas espontaneamente.

Em sua homilia o Pe Rogério fez uma catequese brilhante, explicou a origem da Páscoa judaica e os costumes que eles tinham para o ritual da morte, justificando a ida daevangelho 2s mulheres ao sepulcro. Depois fez uma aplicação à vida, dirigindo-se aos jovens, destacou que o rosto de Cristo transparece hoje no rosto dos jovens e que sem a juventude o rosto de Deus não seria o mesmo, conforme cantamos no hino da Campanha da Fraternidade deste ano, que por sinal é muito bonito. Assim, encerramos a Vigília Pascal num clima familiar de alegria.

No domingo à tarde também houve celebração da Missa de Páscoa no Santuário. Um grande presente! Uma Páscoa abençoada que marcou a história de nosso Santuário e certamente ser a primeira de muitas outras!

adoracao coral cantando exulte 2 benzendo a agua 2 cantores site grupo da liturgia acende luz 2 incenso 2

Seja o primeiro a comentar em "Páscoa Jovem no Santuário Tupãcyrendá"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*