Pe.Kentenich um apóstolo da liberdade!

Neste dia 15 de janeiro vamos recordar algo da vida e missão do Padre Kentenich como apóstolo da liberdade.

 “A educação à liberdade é o fio vermelho que perpassa toda a história de Schoenstatt.” Assim se expressou certa vez o Padre Kentenich. Ele mesmo foi uma personalidade livre, disposto a cumprir não só a vontade de Deus, mas também aos seus pequenos desejos. Como poucos, ele compreendeu o que significa a “nobre liberdade dos filhos de Deus” (cf. Rm 8,21) e anunciou-a por sua vida. Ele dizia: “o dom mais precioso que a pessoa possui é a própria liberdade.” E sob esta ótica ele formou muitíssimos cristãos leigos para atuarem com alegre disposição e generosidade na Igreja e na sociedade.

No mês de janeiro, recordamos um fato marcante em sua vida e na Obra de Schoenstatt: no dia 20 de janeiro de 1942, Padre Kentenich já como prisioneiro preventivo da Polícia Secreta Alemã, decidiu não assinar um pedido de revisão médica, que talvez poderia preservá-lo de um transporte para o Campo de Concentração. Era uma chance que ele dispensou para o sofrimento de sua Família de Schoenstatt. E por qual motivo ele recusou? Ele ofereceu a Deus sua liberdade, para que todos os filhos de Schoenstatt pudessem conquistar a “nobre liberdade dos filhos de Deus”.

Uma oração que ele compôs na prisão revela sua entrega livre ao Pai Celestial: “Recebe, Senhor, pelas mãos de minha Mãe, a doação total de minha régia liberdade; recebe memória, os sentidos e a inteligência, recebe tudo, como prova de amor.” Nos momentos mais difíceis no Campo de Concentração, ele permaneceu sempre uma personalidade inteiramente livre, convicto que a Providência divina, tudo guia ou permite. Que seu exemplo como homem livre nos inspire a fazermos nossas escolhas de modo iluminado e agradável a Deus.

Oração para beatificação do Padre José Kentenich

Deus nosso Pai! Atende-nos, em nossas intenções, por intercessão do Padre Kentenich. (pedir a graça) Realiza sinais e milagres, como testemunho de sua santidade. Concede-lhe em breve a honra dos altares, a fim de que muitas pessoas encontrem o caminho que conduz a ti. Por isso, te pedimos, com Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Seja o primeiro a comentar em "Pe.Kentenich um apóstolo da liberdade!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*