Psicologia – Mundo Profissional

Sobre uma ciência de vinculações

 

Meu nome é Melissa Rossatti, moro em Caieiras/SP e sou psicóloga.

Quando recebi o convite para escrever nesta coluna, pensei como apresentaria minha profissão de forma a mostrar sua importância e sua ligação com minha missão e minha vocação, não sei se o objetivo foi atingido, mas certamente se tornou um exercício de reflexão e fortalecimento do meu ideal. Inicialmente apresento resumidamente as características principais e os campos de atuação da minha profissão, em seguida compartilho minha vivência na escolha e na trajetória profissional que construí até hoje e agora; olhando para meu texto e minhas reflexões necessárias, acredito que minha vocação está intrínseca a base do que vivo em minha Aliança de Amor, a criação e a manutenção de um vínculo amoroso como forma de trabalhar em mim (e no outro), aquilo que temos de potencial e a capacidade de promover/manter o curso da vida de forma saudável e orgânica, sendo corresponsáveis e apreendendo tudo o que nos move. Assim, hoje quero falar sobre uma profissão de vínculos, hoje vamos falar sobre a Psicologia.

A psicologia está relacionada com os seres vivos, com as potencialidades dos seres vivos, principalmente do ser humano. O nome psicologia vem da junção de psyché (alma/mente) + logos (razão/estudo), o estudo da alma, estudo da mente, sendo assim, a Psicologia é a ciência que se ocupa dos comportamentos dos seres vivos, das emoções, pensamentos e da personalidade do ser humano. Procura através do estudo do comportamento e da mente, compreender e auxiliar o ser humano no desenvolvimento de suas potencialidades e na resolução de seus conflitos e/ou sofrimentos. O psicólogo pode utilizar de testes, observações, entrevistas, conversas, atividades e outros instrumentos de sua área para conhecer, auxiliar e trabalhar com as características e a personalidade do homem. Possui diversas áreas que podem ter campos de atuação diferentes, embora todas tenham em comum o fato do objeto de estudo e de trabalho ser, em grande parte, o ser humano e as questões implicadas no relacionamento com o indivíduo. Listo as principais áreas de atuação: psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia escolar, psicologia jurídica/forense. Ainda podemos encontrar diversos outros campos e/ou setores de atuação: psicologia social, psicologia do meio ambiente, psicologia da religião, psicologia comunitária, psicologia do vestuário, psicologia econômica, psicologia do esporte, psicologia hospitalar, psicopedagogia, psicologia social, orientação vocacional/profissional.

Agora eu gostaria de contar um pouco sobre minha trajetória, minha escolha profissional e minha vida de Aliança dentro da minha profissão. Acredito que minha escolha profissional foi amadurecendo e formando no decorrer dos anos da minha adolescência; sempre fui muito interessada e gostava de ajudar quando algum amigo se encontrava com algum conflito ou sofrimento, gostava muito de conversar e passar horas na companhia de histórias de vida de pessoas que faziam ou não parte da minha vida, quando comecei a fazer parte da Jufem aos 12 anos, conheci uma pessoa muito especial, Leonor Tarifa Gavilan. A Leo foi a Senhora de Schoenstatt responsável pela Juventude Feminina da minha cidade, minha assessora até meus 20 anos, quando infelizmente ela nos deixou; era psicóloga e acredito que seu testemunho de vida e a forma como ela nos escutava e nos orientava, sempre em alegria e muito carinho, influenciou no momento da minha escolha profissional, somado a isto, os meus interesses, minhas capacidades e gostos me direcionaram ao curso de Psicologia. Hoje atuo na área de psicologia clínica, trabalho em consultório e ambulatório, com pacientes que buscam um cuidado quer seja por um conflito ou um adoecimento físico ou mental, quer seja para uma busca de fortalecimento e autoconhecimento. Procuro no meu cotidiano, através da convivência e do cuidar, trazer a importância do vínculo, da autonomia e da transformação. Acredito que a confiança estabelecida em minha Aliança de Amor é a fonte para que eu siga me desenvolvendo e criando possibilidades do desenvolvimento das capacidades daqueles que se encontram comigo, não existe possibilidade terapêutica eficaz se não houver uma vinculação e uma convivência com os afetos surgidos na vida, os vínculos como forma de restabelecer a condição de saúde no ser humano. Sou formada há 11 anos, possuo especialização em Psicossomática Psicanalítica e em Saúde Pública, tenho meu espaço de análise pessoal, realizo supervisão em determinados casos, mas cada vez que me encontro tocada por algum questionamento em minha clínica, lembro-me das palavras da Leonor “A Mãe é minha maior supervisora”, me recolho e converso com Ela, vivo a entrega e a confiança também das minhas angústias e meus conflitos surgidos na minha profissão e saio de tantas reflexões mais fortalecida e consciente de que minha missão passa também não só pelos afetos, mas também pela minha vocação profissional e pelo cuidar através dos vínculos. Não é fácil trabalhar com sofrimento e adoecimento, com as diferenças de crenças, valores, formas de vida e particularidades que encontro na clínica, mas a confiança do poder curativo da vinculação que encontro na Aliança de Amor, me ajuda a exercer minha vocação de forma mais schoenstattiana.

 

2 Comentários em "Psicologia – Mundo Profissional"

  1. Muito interessante a matéria, a relação Psicologia e Schoenstatt é perfeita.. e a frase ” A Mãe é minha melhor supervisora” linda…PARABENS pela sua escolha..

  2. Ótima matéria. Também sou psicóloga e me identifiquei muito com as colocações da Melissa sobre a Psicologia e a vida em Aliança de Amor. Sou consagrada há 7 anos e estou iniciando a vida profissional. Após a leitura desta coluna, levo como exemplo a frase, que foi felizmente gravada no meu coração, de que a “Mãe é a minha maior supervisora”, pois a missão de poder ajudar/orientar as pessoas não é fácil e deve ser sempre orientada segundo os planos de Deus Pai.
    Permanecemos Unidas e fiéis à Aliança de Amor!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*