Reavivado o perfume lirial da JUFEM – Jufem Paraná

Com muita formação e aprendizado, JUFEM Paraná realiza encontro de dirigentes

Pamella Carvalho

Nos dia 23 e 24 as dirigentes de JUFEM e Apóstolas reuniram-se à sombra do Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio.  Mais de 70 meninas de todo o Regional Paraná estiveram presentes para reavivar o perfume lirial.

No sábado pela manhã as assessoras Ir. M. Jacinta e Ir. M. Doralice ministraram a palestra “Ser Dirigente Schoenstattiana”. No início as meninas foram convidadas a pensar as características que uma dirigente deve ter e construir juntas o perfil mariano. Entre os traços comentados, podemos destacar a instrumentalidade, o ser missionário, a magnanimidade, a maternidade e a coerência que toda dirigente Schoenstattiana precisa ter. Na definição do Perfil, as assessoras trouxeram o: contato vital, a benevolência, demonstrar compreensão, manifestar amor com respeito e educar para serviçalidade e ainda apontaram que este é o início da maternidade: SERVIR O OUTRO!

Todos os pontos levantados foram trazidos de palestras de nosso Pai e Fundador e todas as meninas tiveram momento de auto-análise. Após questionarem sobre a missão e a função da dirigente, a palestra foi finalizada com um feedback sobre o encontro de dirigentes que aconteceu 15 dias antes, em Atibaia. Dirigentes que estiveram nos dois encontros, comentaram sobre os novos projetos e convidaram todas a participarem das novas iniciativas.

A liturgia do dia trazia o evangelho do Filho pródigo e o celebrante, Padre Eduardo Guimarães, trouxe na homilia a importância de sermos filhos e entendermos que Deus acolhe a todos igualmente. Que os cristãos, e principalmente dirigentes, não podem cair no pecado de agir como o filho mais velho que é orgulhoso. Além da homilia, Pe. Eduardo falou da importância do encontro e da formação Schoenstattiana.

Na parte da tarde, Barbara Garcia, para sempre JUFEM, da cidade de Londrina, resgatou em “Reavivar o perfume lirial”, a história de nosso ideal nacional e partilhou a missão de ter e viver uma vinculação heróica ao ser “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”. Através de dinâmica de grupo as meninas fomentaram discussões e trouxeram pontos práticos para viver o ideal na concretização dos elementos: Filialidade, Pureza e Missão.

Mais tarde, a vivência reafirmou o perfume mariano com a temática “Hinéni” – nome do Encontro Internacional da JUFEM, de janeiro, na Costa Rica. O sim de prontidão mais elevada de Maria, deve inspirar o caminhar da juventude Schoenstattiana, que busca a santidade na vida diária, a filiação heróica e a confiança cega na Divina Providência. Além de momento com Maria a JUFEM pode vivenciar Adoração a Jesus Eucarístico.

No domingo a Ir. Eliza Maria, através de “Um Novo início no Espírito Santo” lembrou as meninas que esta é uma “GERAÇÃO CHAMADA A DEIXAR MARCAS”. Relembrando alguns pontos importantes da história da JUFEM Brasil, a assessora comentou sobre a riqueza do material de formação e a importância das dirigentes seguirem as estratégias e metas trazidas no material do ano. Também deixou como “tarefa de casa” a renovação da Coroa RTA e a leitura do livro “Lírio do Pai, guarda e cultiva a herança”, ressaltando que se deve conhecer a história para compreender a realidade.

Através da liturgia do dia, na missa de domingo, Pe. Eduardo afirmou a importância do trabalho das dirigentes, a relevância da formação para que o trabalho seja de fato frutífero e traçou um paralelo com a figueira do Evangelho. Após o almoço, as dirigentes e futuras dirigentes foram para Uraí-PR, cidade onde viveu a heroína Regina Tokano. Através do ideal pessoal “Amar pelo servir em Prontidão Filial”, Regininha tem muito a ensinar e inspirar às dirigentes, por isso, todas puderam conhecer seu túmulo. O envio e último ato do encontro aconteceram na capela histórica, no Colégio Regina Tokano onde a heroína trabalhou.

Seja o primeiro a comentar em "Reavivado o perfume lirial da JUFEM – Jufem Paraná"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*