Reavivar o perfume lirial: traçando metas para 2019

Nos dias 9 e 10 de março de 2019 dirigentes e representantes de Jufem e Apóstolas estiveram reunidas para o seu encontro anual, dessa vez com um diferencial: na Casa da Juventude, em Atibaia/SP

          Estar apaixonada por Jesus, pelo ideal

        Representantes de 23 cidades dos regionais Paraná e Sudeste, pela primeira vez, estiveram reunidas na Casa da Juventude (no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP), para traçar o plano de trabalho para seus locais no ano de 2019.

        Mergulhadas nas correntes do ano, em especial nos 70 anos do 3º marco histórico do Movimento: o 31 de maio, e nos 70 anos da coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heróica, as assessoras conduziram todos os momentos para o amar, pensar e viver orgânicos, tal qual o Pai e Fundador ansiava para a sua Família de Schoenstatt.

        Com palestras, oficinas e dinâmicas tudo levou a reflexão de como fazer com que o ideal do homem novo para a nova sociedade gere vida em seus locais e como se preparar da melhor forma para o grande jubileu de 80 anos da Jufem, que será celebrado no próximo ano.

          No sábado a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, capelão do Santuário de Atibaia e cada uma pode refletir muito pessoalmente sobre sua missão como dirigente. O evangelho do dia falava sobre o seguir a Jesus e a adesão a missão especial de cada um a quem Ele faz o convite: vem e segue-me. Como dirigentes, elas devem estar inteiramente imersas no amor a Jesus, a Mãe de Deus, ao ideal, pois somente assim conseguirão atrair outros corações para o canteiro da Mãe Três Vezes Admirável. Pe. Francisco denominou o encontro, este tempo de formação e partilha como momento propício para reavivar o perfume lirial, o ardor pela missão a qual cada uma foi chamada e retornar a seus locais com renovada consciência de instrumento.

          Ir. Fabiana Maria Costa, assessora da Juventude Feminina de Schoenstatt no Rio de Janeiro, comenta suas impressões sobre o encontro “reunir as dirigentes a cada ano tem extrema importância no sentido da formação e da partilha da realidade de cada local, para que possam projetar algo para o futuro e tenham uma aspiração de vida bem concreta no ramo”, disse.

          “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”

          No domingo, Lucas Galhardo, da Juventude Masculina de Schoenstatt de Caieiras/SP e da Pastoral Juvenil da CNBB esteve presente e partilhou suas experiências sobre o Sínodo da Juventude, do qual participou como um dos 34 auditores.

          O Sínodo da Juventude cujo tema foi: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” teve como objetivo ouvir a opinião dos jovens do mundo inteiro. “Os jovens, de fato, querem ser ouvidos, reconhecidos, acompanhados e querem que sua voz seja “considerada interessante e útil no campo social e eclesial”[1]. O Documento Final do Sínodo com suas conclusões estão disponíveis nesse link.

             Casa da Juventude: um presente para o Pai!

          Até o início de 2018 a Casa Ir. M. Emílie era dedicada somente aos trabalhos vocacionais da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, mas como um presente para o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, em seu ano, e abrasadas pelo Espírito Santo, as Irmãs de Maria entregaram-lhe um presente: a união do ideal de ser Juventude Magnânima de Schoenstatt (ideal das vocacionadas da comunidade) com o de ser Lírio do Pai, Tabor para o mundo, que se idealizou na Casa da Juventude, onde o secretariado da Juventude e as vocacionadas dividem espaço e somam forças em suas atividades apostólicas, movidas por um único anseio: tornar-se Pequenas Marias Luzentes. Por tanto, outro diferencial desse encontro foi a participação das Candidatas, que iniciaram seu tempo de formação junto a comunidade a pouco mais de um mês e todas eram da Jufem.

[1] Sínodo sobre os Jovens: o que diz o Documento Final. 2018. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-10/sinodo-jovens-2018-documento-final-sintese.html>

Seja o primeiro a comentar em "Reavivar o perfume lirial: traçando metas para 2019"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*