Retiro Semana Santa!

Com o coração alegre, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2018, a Jufem Jaraguá esteve tradicionalmente reunida para realizar seu Retiro da Semana Santa, dessa vez, juntamente com integrantes da Jufem São Bernardo do Campo, e da Jufem Louveira, no Santuário de Schoenstatt, em Atibaia.

As jovens se dirigiram à Casa Irmã Emilie logo depois da Missa de Lava-Pés, em seus locais. Chegando em Atibaia, mesmo fisicamente cansadas, realizaram uma vivência sob a luz do tema “sacrifício” e à noite, em vigília e total silêncio, procuraram se aproximar de Jesus em sua dor.

O silêncio manteve-se na sexta-feira, dia em que cada uma realizou o seu retiro individual e confissão. Durante a tarde, rezaram o terço, participaram da Celebração da Cruz com as Irmãs, e também da Via-Sacra. Isabella Cominato, integrante da Jufem Jaraguá conta como foi sua experiência:

“Como estamos no Ano de nosso Pai e Fundador, no momento da Via-Sacra, traçamos um paralelo entre a vida dele e a vida de Jesus, pois mesmo em meio a tanto sofrimento, Padre Kentenich permaneceu fiel, aceitando sua cruz. Tudo isso nos permitiu penetrar ainda mais nos mistérios da Paixão e Morte de Jesus, percorrendo o caminho que Ele percorreu.

À noite tivemos mais uma vivência, fazendo comparações do filme Paixão de Cristo com a nossa vida diária. Muitas vezes, quando pecamos, nos assemelhamos àqueles homens e mulheres que gritavam: ‘Crucifica-o, crucifica-o’. Nós mesmas crucificamos Jesus! Nesse sentido, cada uma também pôde dizer, diante da Cruz: ‘Eu crucifiquei Jesus’.

Palavras fortes que não conseguiram ser ditas sem que uma gota de lágrima caísse dos olhos. Cada menina teve a oportunidade de escrever seus motivos pessoais que contribuíram para crucificar Jesus, e depois, pregar seu papel na própria cruz.”

O sábado também foi dia de silêncio, mas já com um clima diferente, pois Cristo estava prestes a ressuscitar! Pela manhã, a Ir. M. Edlaine convidou-nos a mais uma reflexão e, após o almoço, tivemos a alegria de conhecer um pouco mais cada menina que participou do retiro. Realizamos a inauguração da Casa da Juventude (antes, destinada apenas às juvenistas). Após esse momento, realizamos o “Amigo Chocolate”, preparado com muito carinho.

O Retiro encerrou com a certeza de que, a cruz não é apenas um sinal de dor e sofrimento, ela também simboliza AMOR! Foi para nossa salvação que Jesus morreu e, felizmente, ressuscitou! Até hoje Ele vive em nossos corações, dando-nos esperança e luz para continuarmos lutando pela obra da Redenção!

Giovanna Borges Leal dos Santos

Seja o primeiro a comentar em "Retiro Semana Santa!"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*