Schoenstatt em Saída: Jufem participa da Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida

Com cerca de 90 representantes, a Juventude Feminina de Schoenstatt marcou sua presença na Romaria Nacional da Juventude, realizada no último final de semana (9 e 10 de abril), no Santuário Nacional de Aparecida. Vindas de Araraquara/SP, Atibaia/SP, Barbosa Ferraz/PR, Caieiras/SP, Campinas/SP, Mairiporã/SP, Poços de Caldas/MG, São Bernardo do Campo/SP, São José dos Campos/SP e São Paulo (Jaraguá)/SP elas puderam experimentar a experiência de partilhar o carisma de Schoenstatt com com os diversos grupos, movimentos e pastorais juvenis presentes.

300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!
Sob o tema “Juventude com Cristo na casa de Maria”, o evento fez parte do projeto de Evangelização “Rota300”, voltado para o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. As atividades foram organizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Durante o dia as jovens puderam participar de eventos distribuídos em cinco tendas temáticas: ROTA 300, Movimentos, PJs, Congregações e Novas Comunidades. Houve momentos de formação, espiritualidade, animação, catequese com os bispos, apresentações musicais e mesas redondas.
Sophia Teramoto, da Jufem Mairiporã, conta um pouco das atividades das tendas: “Participei da Tenda dos Movimentos e superou minhas expectativas! Houve acolhida e apresentação dos movimentos presentes, em seguida algumas pessoas compartilharam suas vivências missionárias, mostrando como isso pode mudar a vida de quem missiona e de quem é missionado”.
Além dos testemunhos e partilhas a tenda também teve formação e animação “tivemos também momentos de descontração, onde cantamos e dançamos, e cada Movimento fez uma apresentação. Ao fim houve a catequese, com Dom Antônio Emídio Vilar (Bispo de Cárceres), com o tema ‘Mãe da Misericórdia ensina-nos a contemplar esse mundo com sabedoria’. D. Vilar compartilhou momentos de aprendizado e como podemos, na prática, viver com sabedoria no mundo de hoje, em todas as circunstâncias. Foi uma tarde espiritual de partilha e aprendizado”, contou a jovem.

12976771_1028566060553200_4120289932340130889_o

Sophia, Gabriela e Monique – Jufem Mairiporã

12967440_1028566183886521_6938393252743397763_o

Jufem e Jumas se apresentam na Tenda Movimentos

Viva Schoenstatt – Juventude Apostólica pula, dança e louva
Encerradas as atividades das Tendas, os jovens puderam participar de um grande show evangelizador com diversos cantores e bandas católicas. “Confesso que quando vi a programação do show não fiquei completamente animada, estava receosa de estar muito cansada para poder me divertir”, lembra Giovanna Silva, da Jufem São Bernardo do Campo.
Porém, a situação mudou bem rápido “ao começar a dançar nem me lembrei da palavra cansaço (graças a Deus)!”. O momento também foi oportunidade de celebrar com a Juventude Apostólica de Schoenstatt “esticávamos nossas bandeiras e gritávamos ‘Viva Schoenstatt’ para todo mundo ouvir. O show foi muito mais do que eu esperava, podia não saber todas as letras, nem conhecer todos os cantores, mas sentia a presença alegre da Mãe sorrindo ao nos ver louvando e dançando para seu Filho amado. Estar ali foi um momento inesquecível, com certeza todos que presenciaram e se divertiram como eu, não vão esquecer jamais”, garantiu.

Giovanna durante o show

Giovanna durante o show

Após a animação, a juventude partiu em procissão pelo entorno da Basílica, conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o momento foi seguido da reza do terço com meditação e finalizado com a bênção do Santíssimo já pela madrugada.

Romaria e Missa de Envio
A manhã de domingo foi marcada por muito sol, entusiasmo e caminhada. Partindo do alto de um dos estacionamentos os jovens foram em romaria até a Basílica, onde foi realizada a missa de envio, que teve participação do episcopado reunido na 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

12977016_1028567757219697_3813433109874621576_o 12984045_1028567650553041_6354790094280913316_o

Schoenstatt em Saída: O que a Jufem leva desta experiência?

Camila (centro)

Camila (centro)

Participar de uma atividade como essa é um momento de grande apostolado. Para as jovens a experiência deixou marcas.
Camila Cintra, da Jufem Campinas relata: “Foi uma sensação maravilhosa estar com a juventude de Schoenstatt nesta saída ao encontro de jovens de diferentes carismas e ideais do Brasil inteiro, unidos pelo mesmo amor e devoção à Maria. Vimos e vivenciamos verdadeiramente o sublime amor da Mãe Aparecida Padroeira da nação pelos jovens brasileiros e que recebemos muitas graças por meio da sua poderosa intercessão. Não há palavras que descrevam o conhecimento adquirido nas catequeses, a alegria contagiante do show evangelizador, o supremo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento no sábado seguidos pelos louvores e a Santa Missa do domingo e tudo isso em união com toda juventude no colo da Mãe. Foi fantástico!”

12967329_1028638037212669_5159732250566026499_o

Beatriz acompanhada pelo grupo da Juventude Apostólica

Beatriz Hashimoto, da Jufem Caieiras confirma “Aparecida foi uma experiência única. Me senti verdadeiramente na casa da Mãe, acolhida, transformada e abençoada por Ela. Era como uma grande família, um espírito de união fortíssimo, como se todos os jovens de lá já se conhecessem há muito tempo. Naqueles dias, pude dizer verdadeiramente: “Mãe, aqui estou, envia-me”.” A jovem finaliza lembrando a vontade do Padre Kentenich para toda Família de Schoenstatt ‘”Tudo por Schoenstatt, Schoenstatt para a Igreja e a Igreja para o mundo“.”

Confira mais fotos em nossa página no Facebook.

Seja o primeiro a comentar em "Schoenstatt em Saída: Jufem participa da Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*