Segunda Jornada Diocesana da Juventude em Bragança Paulista

A diversidade e a união foram as marcas do evento

No último Domingo de Ramos (01 de abril) aconteceu em Bragança Paulista (SP) a 2ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). O evento realizado pelo Setor Juventude envolveu diversos grupos de jovens e movimentos, traduzindo a união e crescimento do trabalho do Setor na diocese.

Os jovens se reuniram logo cedo para participarem da procissão de Domingo de Ramos, seguida da missa presidida por Dom Sérgio Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista. Dentre os presentes estavam os grupos: Maranatha, de Itatiba; Belém, de Itatiba; Juventude Apostólica de Schoenstatt, de Atibaia e Mairiporã; grupo de jovens da Paróquia São José, de Bragança Paulista; Movimento Encontro de Jovens, de Bragança Paulista; Anjos de Calça Jeans, de Mairiporã e o Treinamento de Liderança Cristã (TLC) de Atibaia e Mairiporã.

Jufem Mairiporã e a assessora Ir. Ana Maria

Após a missa iniciaram-se as atividades de animação e integração. O grupo Maranatha ficou responsável por essa função, com banda e ministério de dança. Os jovens do grupo Belém deram um testemunho e em seguida o almoço comunitário encerrou a parte da manhã.

Grupo de jovens Maranatha e ministério de dança

Grupo de jovens Maranatha e ministério de dança

Já na parte da tarde os demais grupos tiveram oportunidade de se apresentar. A Juventude Apostólica de Schoenstatt fez uma pequena animação e contaram um pouco de seu carisma. Em seguida, foi organizada uma entrevista com um representante de cada grupo.

 

Juventude de Schoenstatt dando testemunho

Juventude de Schoenstatt dando testemunho

Juventude de Schoenstatt dando testemunho
Juventude de Schoenstatt fazendo animação

 

Jufem Atibaia e Mairiporã na coreografia

Jufem Atibaia e Mairiporã na coreografia

A entrevista foi conduzida por Vanderson Gonçalves, do grupo de jovens Maranatha. A ideia era estreitar os vínculos dos grupos e mostrar a diversidade de trabalhos existentes na diocese. Além disso, o papel do Setor Juventude foi ressaltado, no sentido de que o Setor quer ajudar a todos os grupos a vencer obstáculos e servir como troca de experiências e formas de evangelização. A Jornada Mundial da Juventude no Rio, em 2013, foi outro tema debatido pelos jovens. Todos puderam expor como estão se preparando e quais as expectativas para esse momento único.

 

Daniel do Jumas Atibaia e Monique da Jufem Mairiporã durante a entrevista

Monique (Jufem Mairiporã) e Daniel (Jumas Atibaia) durante a entrevista

 

Após a entrevista o padre José Antônio Boareto, responsável pelo Setor Juventude da diocese, chamou os membros do Setor para falarem um pouco de como é o trabalho do grupo e como vem sendo a caminhada no longo desse primeiro ano de existência. Do Movimento de Schoenstatt o representante é Lucas Ramos, do Jumas Atibaia.

 

Jaqueline, da Jufem Atibaia, representando o Movimento de Schoenstatt

Jaqueline (Jufem Atibaia) representando o Movimento de Schoenstatt

Para encerrar as atividades o padre Boareto apresentou o livro Youcat (baseado no Catecismo da Igreja Católica – escrito por e para jovens, em uma linguagem atual, e que foi distribuído durante a Jornada Mundial em Madrid). Após a leitura de um trecho ele frisou o pedido do Papa Bento XVI de que a juventude conheça e aprofunde a fé no Evangelho e a distribua por diversos meios, como a internet e grupos de estudo. Em clima de grande festa e de união os jovens foram abençoados e enviados para suas casas, encerrando assim a segunda edição da Jornada Diocesana da Juventude.

Jufem Atibaia e Jufem Mairiporã marcando presença na JDJ

Jufem Atibaia e Jufem Mairiporã marcando presença na JDJ

 

Por: Jaqueline Montoya – Jufem Atibaia

1 Comentário em "Segunda Jornada Diocesana da Juventude em Bragança Paulista"

  1. Ficou linda a matéria e bem explicadinho, estive presente e posso dizer :
    -Foi um encontro Maravilhoso,(foi o meu primeiro encontro, primeiro de muitos que virão ^^ ), conhecemos outros ramos e muuitos jovens! Foi bem animado, com direito a dança e musica! Uma coisa bem juvenil, ao ar livre!
    A hora da entrevista, foi o momento Perfeito de tirar algumas duvidas e quem esteve lá, pode tira-las!
    “A Juventude está bem animada para essa JMJ no Rio *–*”
    Um Beijo..

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*