No último dia 10 de setembro, após um ano e meio de preparação, oito jovens da Jufem Universitária de Santa Maria/RS reuniam-se no Santuário Tabor para seu retiro de preparação final e instituição do Santuário Lar.
Era um final de semana de festa para o Movimento de Schoenstatt em Santa Maria, pois a Campanha da Mãe Peregrina, iniciada ali, em 1950, pelo “sim” do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, completava mais um ano de serviço à Mãe Três Vezes Admirável. O Santuário estava ainda mais cheio de vida com a presença de peregrinos de toda a América Latina.
Foi um dia muito especial em que a Mãe de Deus se fez presente através dos acontecimentos e em cada um dos palestrantes que alegraram o retiro: Irmã Ligia, Irmã Rosangela, que há pouco havia retornado de Schoenstatt, e o casal da União de Famílias, Sr. Olindo e Sra. Marilene Toaldo, que tiveram a graça de estar com nosso Pai e Fundador após o Exílio e compartilharam seu testemunho. Também pelo Padre Argemiro, que fez a benção da cruz e das imagens da Mãe e do Pai e Fundador.
Este grande dia encerou-se com o Terço e a Missa Jovem, seguidos da oração de instituição do Santuário Lar no Santuário Tabor e envio de cada uma das jovens.
Foi realmente um dia de muitas graças, assim como todo o caminho de preparação para a conquista do Santuário Lar, conforme duas das jovens testemunham:
Paula BM: “O dia de sábado [10/09] foi de alegria para mim e minhas irmãs de grupo, pois, depois de 1 ano de preparação, a Mãe pode oficialmente estabelecer-se em nosso lar. O seu “cantinho” já a pertencia dentro de nosso coração desde toda a eternidade, mas agora ela pode ocupar um lugar de honra especialmente preparado. Este foi um passo muito importante para o caminho da Aliança de Amor, já que a presença de nossa Mãe no Santuário-Lar não é um prêmio, mas uma prova da eterna misericórdia de Maria que, mesmo com a nossa infiel limitação humana, aceita nosso convite acolhendo nossas súplicas e elevando-as ao Pai. Dessa maneira, sinto mais forças ainda para, livre e desinteressadamente, cumprir as exigências e suportar as cruzes com alegria.”
Laura B: “O sábado [10/09] foi um dia lindo e iluminado que, logo cedo da manhã, era possível perceber as graças que a Mater nos presenteava neste dia maravilhoso. Depois de muitas dúvidas, reflexões, intensa preparação, pensamentos e rascunhos de ideias, eis que chegou o abençoado dia. Cada instante, palestra, conversa, era um sentimento diferente; gratidão, ansiedade, felicidade e emoção. Durante o decorrer do dia, recebemos vários testemunhos, vivências e relatos de quem já havia passado pela experiência ímpar de ter um pequeno santuário em seu lar. Tivemos também, a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Nosso Pai Fundador, por meio de pessoas maravilhosas que conviveram com ele. Compartilhamos nossas dúvidas, e incertezas em relação ao nome. Mas como a Mãe, sempre cuida de tudo, no momento certo, todas tinham convicta certeza, de como chamar seu ”Cantinho de Schoenstatt”. Agora, desconheço melhor sensação do que chegar em casa, e sentir um grande acolhimento espiritual apenas de observar que Ela está ali, presente conosco. Ou ainda, de acordar e poder se sentir completa, em perfeita companhia. A Mãe de Deus sempre nos presenteia da forma mais pura e maravilhosa!”
Rafaella Grasel
