Querida Jufem!

Nos cum prole pia….

Acima de tudo, esperamos que vocês e suas famílias se encontrem bem!

Estamos vivendo um tempo no qual somos desafiadas a darmos um salto mortal em nossa fé. Quando nosso Pai e Fundador esteve no Brasil, em uma de suas conferências que antecederam a coroação da Rainha da Filialidade Heroica, pronunciou as seguintes palavras:

Lancemos um olhar ao tempo atual. Nós o conhecemos bem e creio dever dizer-lhes que vivemos num tempo de trevas, mas também num tempo de luz e, ainda, num tempo de PORTADORES DE LUZ. […]. As dificuldades da época não devem abater-nos, elas são para nós tarefas dessa época e VITÓRIAS dessa época! (Padre José Kentenich, 18 de agosto de 1949)

 

Dificuldades da época são tarefas da época! Como essas palavras nos são atuais e nos estimulam a acreditar na vitória! E nesse espírito, vivemos nosso Ano Jubilar…

No dia 2 de junho de 2019, pela primeira vez nos reunimos presencialmente como Comissão Central do ENJ 2020. Era vigília de Pentecostes e pudemos experimentar um verdadeiro Cenáculo, ali “nasceu” o nosso lema: “Vós sois a minha promessa! ”

A partir desta data, fomos aos poucos gestando e trabalhando a fim de que nosso tão esperado ENJ pudesse se realizar. Mas, muito mais do que isso viemos trabalhando a fim de celebrar todo o Ano Jubilar!

Muitas coisas já alcançamos: identidade visual, planner jubilar, muitos correios do céu, um kit lindo já preparado, muitas reuniões, planejamentos, cronograma, detalhes, palestrantes, convidados… Acima de tudo sempre tínhamos uma única aspiração: fortalecer a nossa unidade Nacional, gerando uma nova corrente de vida e, cumprir a promessa do Pai para nós!

Entretanto, nossos planos tiveram que ser repensados com a chegada do COVID-19 ao Brasil. E então, o que diria nosso Pai se estivesse aqui hoje?

“Dificuldades da época são tarefas e VITÓRIAS dessa época!”

 

Assumindo as dificuldades que surgiram, intensificamos a corrente de vida que já vinha se criando. Como nunca antes vivenciado por nós, a distância física se fez presença. Unimos-nos ainda mais como uma só juventude, portadora de um único ideal. Retiro Unum in Sanguine, CORONAmater e cantata lirial, site nacional, desafio “Faça-se Maria hoje”…

Ouvindo as vozes do tempo, pudemos nos debruçar sobre as tarefas da época e, juntas, conversamos, pesquisamos, refletimos e rezamos muito, sempre pedindo que nossa Mãe e nosso Pai e Fundador nos auxiliasse em nossa decisão quanto ao ENJ 2020!

Mas nosso Encontro não se resume apenas a três dias de celebração. Vai além disso! É orgânico e gera vida a partir de toda a Jufem Brasil! Como comissão central, nos deparamos com uma difícil decisão que não poderia mais ser adiada e, para isso, contamos mais uma vez com a participação de toda Jufem Brasil. Lançamos um link com algumas perguntas que nos possibilitou visualizar todos os contextos.

Agradecemos todas aquelas que responderam e complementaram com sugestões e considerações. Nos tocou profundamente ver as respostas de muitas jovens, que puderam opinar de maneira muito madura e com tanta empatia pelas demais coirmãs de seu ramo! Tamanha solidariedade e entrega nos emocionou!

 

Considerando as questões de saúde e segurança, não apenas nossa, mas de todos os envolvidos e nossas famílias; pensando que alguns lugares deixariam de estar presentes e muitas de nós estariam impossibilitadas de participar do encontro e, ponderando as questões econômicas de nosso país, decidimos por não realizar presencialmente o Encontro Nacional nesse momento.

O desejo de ajudar a formar a mulher NOVA e FORTE se realiza em cada uma de vocês! Em cada uma de nós! Assim, nossa querida Jufem, depois de muito rezar e ponderar, decidimos, como Comissão Central, realizar o nosso ENJ no ano de 2020 de maneira virtual.

Analisando a crise atual, refletimos que agora não é hora de pensar em uma viagem Nacional e priorizar apenas nosso ramo. Devemos pensar que é hora de estarmos para o próximo, de pensarmos nos outros, termos um olhar misericordioso para com aqueles que estão fragilizados financeiramente. Agora é hora de ajudarmos a carregar as situações financeiras difíceis de nossa família, Paróquia, Santuário. Jufem, agora é a HORA de cumprimos o desejo de nosso Pai! Ser a melher nova e FORTE para o Mundo atual!

Não viajar para Santa Maria não significa que o Jubileu dos 80 anos da Jufem Brasil vai deixar de acontecer! Muito pelo contrário, essa é a hora de intensificarmos as contribuições ao capital de graças a fim de compreender a importância de vivenciar esse momento de júbilo em meio a uma nova guerra. Continuaremos com a corrente de vida e celebraremos nosso jubileu de forma diferente.

 

Como nos disse o Papa Francisco, em sua homilia no dia 14 de maio, dia de oração, jejum e penitência,

“Nós não esperávamos esta pandemia, veio sem que nós a esperássemos, mas agora está aí. E muitas pessoas morrem. E muitas pessoas morrem sozinhas e muita gente morre sem poder fazer nada. Muitas vezes se pode pensar: ‘Não me diz respeito, graças a Deus me salvei’. Mas pense nos outros! Pense na tragédia e também nas consequências econômicas, nas consequências sobre a educação” e “naquilo que virá depois. E por isso hoje, todos, irmãos e irmãs, de toda e qualquer confissão religiosa, rezemos a Deus”.(Papa Francisco, 14 de maio de 2020)

O mundo atual, em uma situação de pandemia, nos necessita, necessita desta mulher promessa do Pai, que não pensa apenas em seus interesses, mas sabe renunciar por amor! É a mulher que está consciente das dificuldades do seu tempo e que responde a essas dificuldades da forma como a Mãe de Deus faria, se colocando a serviço e se mantendo fiéis no sacrifício.

Queremos dedicar um olhar para o outro e nos inserir nessa grande rede de solidariedade que estamos presenciando… “Faça-se Maria hoje”, e assim se faz, a cada dia, através de cada gesto! “Teu ser e tua vida repercutem neles!” (RC 486).

No dia 18 de maio traremos todas as informações concretas sobre as questões de devolução de pagamentos e como prosseguiremos com a questão das transferências.

Nos dias 10,11 e 12 de outubro de 2020, todos os corações da Jufem Brasil estarão unidos em uma única pulsação! Aguardem!

 

Jufem, é Ano Jubilar!

 

Eu confio na vitória! E você?

 

Com carinho,

Comissão Central

Regional Sul:  Ir. M. Eliane Cunha e Fernanda Vidal

Regional Paraná:  Ir. M.Jacinta Donati , Heloisa Benato e Cristiane Dominico

Regional Nordeste: Ir. Glória Maria Melo Leite  e Suellen Figueiredo

Regional Sudeste: Ir. Eliza Maria Silva e  Nathalia Madeira

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário