Querida Jufem Brasil! Chegamos ao terceiro domingo do advento, conhecido como Domingo Gaudete – Domingo da Alegria! A cor litúrgica deste domingo é a rosa, em substituição ao roxo, revelando assim a alegria do povo que espera com alegria a vinda do salvador, assim como diz na segunda leitura: “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo” (1Ts 5,16).
Já parou para pensar quantos motivos temos para nos alegrar nesse advento?
Ainda que o ano de 2020 tenha sido um ano atípico, devido a pandemia do COVID-19, na qual muitas pessoas passaram por momentos de tristeza, pela enfermidade de familiares e por momentos de solidão, essa situação nos trouxe grandes aprendizados. Entre eles estão a união em família, a valorização da vida, o amor ao próximo, bem como ir de encontro aos sacramentos da nossa Santa Igreja Católica.
Se lembram como foi difícil passar a páscoa sem um retiro, sem a confissão? Pois bem, essa distância dos sacramentos brotou em muitos corações a saudade de Cristo. Devemos agradecer pela oportunidade de desacelerar o ritmo de nossas atividades e despertar a nossa fé, sinal visível da atuação de Deus em nós.
Se ao longo do ano só olhamos para as coisas ruins do mundo, devemos neste terceiro domingo do advento reavaliar todas as situações da nossa vida e encontrar motivos para nos alegrar, encontrar onde Deus esteve ao meu lado e não percebemos. Que desperte em nós a conversão e renovação de nossa fé, para que possamos começar este novo ano litúrgico buscando íntima comunhão com Deus, pois somente com uma fé viva, grata e alegre, nosso coração se tornará uma manjedoura quentinha para acolher o menino Jesus em nosso lar e, assim, nos capacitar para levar a boa nova aos nossos familiares.
Nosso fundador, Pe. Kentenich, sabiamente já dizia que a alegria era essencial para acolher Jesus em nosso meio, ele suplicava: “Vem Jesus, ó Rei divino, ao meu pobre coração. Eu te espero com saudade, alegria e gratidão. Se o mundo te rejeita, com dureza e rigor, minha alma te acolhe, com ternura e amor”.
Acendemos a vela rosa simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de Jesus!
Por: Bárbara Loures, Jufem Araraquara/SP- Regional Sudeste
Edição: Luciane Volpatto, Jufem Santo Ângelo/RS – Regional Sul