“Juventude é movimento, juventude é contínuo peregrinar”
Após mais de oito meses em quarentena pela pandemia do Covid-19, a Juventude Feminina de Schoenstatt de Santa Maria se reuniu no último sábado, 21, para uma caminhada de 13 quilômetros, partindo do Santuário Tabor (Santa Maria/RS) ao Santuário Tabor Puer et Pater (Itaara/RS).
Há 9 anos é realizada essa Caminhada onde se relembra a peregrinação realizada pelas Irmãs de Maria, de Metternich à Schoenstatt – Alemanha, pedindo a cura de Ir. M. Emilie. Em 2011, a peregrinação começou a ser feita em Santa Maria, com a iniciativa das Irmãs de Maria, para que a devoção à Venerável Serva de Deus Emílie Engel fosse propagada.
Nessa Caminhada, a Jufem Santa Maria abriu seu jubileu de 75 anos de história, com profunda gratidão pelos prodígios realizados no canteiro Lirial da Juventude Feminina e em ardente súplica pela florescência de novos lírios, pela intercessão de Ir. M. Emilie.
Mesmo no caminho íngreme, podemos contemplar as maravilhas da criação de Deus, na natureza exuberante que acompanhava a maior parte da Caminhada e no compartilhar a alegria de estar unidas por um mesmo ideal: ser Lírio do Pai, Tabor para o mundo! Também foi possível ver o quanto o testemunho de uma juventude que ama a Mãe de Deus e quer a seu modelo viver a pureza, falar alto, mesmo sem usar palavras, numa sociedade na qual muitas vezes os valores da fé são deturpados.
O lema da IX Caminhada da Ir. M.Emílie foi “Com Ir. M. Emílie ‘vê’: Deus te chama para trilhar um caminho de santidade” nos fez refletir e foi aprofundado na Santa Missa à sombra do Santuário Puer et Pater, na qual o presidente da celebração, Pe. Clécio Almeida, perguntou a Juventude se aquilo que cantamos no Hino da Jufem Brasil, com tanto ardor – “Maria queremos ser” – é sério em nossa vida, e o caminho que de fato queremos seguir, à luz do que nos ensina nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, por meio de suas palavras e seu testemunho.
Sem dúvidas, a Caminhada à luz da vida de virtudes heroicas de Ir. M. Emilie Engel, na sua doação total a Schoenstatt, fez brilhar novamente e com mais ardor o amor pela missão, a coragem de testemunhar Schoenstatt, fiel ao Pai e Fundador e pelo nosso Ser conduzir muitas almas a Deus Pai e novos lírios para a Jufem, como presente jubilar!
Por: Simone Tabolka, Jufem Santa Maria/ RS – Regional Sul
Fotos – Heloísa Seikoski, Jufem Santa Maria/RS – Regional Sul
Edição: Luciane Volpatto, Jufem Santo Ângelo/RS- Regional Sul
[1] Eu saúdo os lírios – p. 75
[2] Uma vida doada a Deus e ao próximo – p. 42