Mal foi lançado o lema do ano “Misericordiosa como o Pai, Tabor para os novos tempos” e a Juventude Feminina já o pôs em prática com a participação nas Missões Familiares a qual tinha como tema central a “Misericórdia” e que foi realizada em Londrina, durante os dias 05 e 09 de fevereiro.
Na busca por fazerem jus ao ideal de serem pequenas Marias, as meninas seguiram o exemplo de Nossa Senhora que visitou a sua prima Santa Isabel e levaram dentro de si o menino Jesus enquanto missionavam. A cada casa visitada puderam aplicar as obras misericordiosas, seja consolando uma mulher pelo esposo que faleceu e rogando a Deus pela alma dele ou ouvindo com cautela aos problemas das pessoas e, assim, conseguindo dar a elas bons conselhos.
Mas esse ideal não era para ser posto em prática somente nos momentos os quais missionavam as casas. Afinal, eram missões familiares e cada Jufem possuía uma família. Dessa forma, era necessário pedir para que a Mãe as ensinasse a serem boas filhas e irmãs, assim como Ela também um dia foi; era necessário que Ela as ajudasse a ter um espírito de serviçalidade para ajudar nos afazeres dos locais que ficaram alojadas, mesmo em meio ao cansaço.
A Maria Eduarda Garcia, de Londrina, por exemplo, nos contou que viu 9 vezes o envio da sua irmã (Bárbara Garcia) para missões e “a cada envio sentia mais vontade de vivenciar essa entrega a missão”, até que chegou a sua vez! Ela participou das MF e comentou que com a experiência de missionar pôde aprender a “amar o próximo e viver a misericórdia todos os dias, ao ajudar meus pais de missão, ao secar pratos, ao abraçar alguém, bater palmas em uma casa e ao brincar com crianças na praça e isso me fez ver o amor de Deus e seu cuidado”.
(Anne Ehlke – Jufem Londrina)
